A 15ª edição da "500 Km de Interlagos" foi disputada no dia 1º de setembro de 1974, e valeu pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo Divisão 3, na qual a grande expectativa girava em torno da disputa entre os Maverick e os Opala.
Tendo como grande favorito o carro da equipe Hollywood que havia sido preparado por Orestes Berta, e que iria para a prova com a pilotagem de Tite Catapani, o grupo dos Maverick tinha ainda quatro defensores de peso: o veículo da equipe Mercantil Finasa/Greco, com Paulo Gomes, aquele que Chico Landi havia preparado para seu filho Luís, e os dois da Escuderia Lobo, um conduzido pelo próprio "Lobo do Canindé" Camilo Christófaro, e o outro por seu filho, Camilo Christófaro Júnior.
Os Opala formavam um verdadeiro batalhão de onze carros, dentre os quais se destacavam o da equipe Itacolomy, do líder do campeonato Edgar de Melo Filho, e os de Reynaldo Campello e Norberto Jannuzzi.
Destaques entre os modelos produzidos pela Chevrolet iam também para o muito bem preparado modelo de Pedro Victor Delamare que iria para a pista pilotado por Edson Yoshikuma, o do paranaense Lauindo Miamoto que tinha sido preparado na Argentina, e os da dupla Plínio Riva Giosa/Ney Faustini, de Nivaldo Trama, do carioca Nelson Silva, e de Júlio Tedesco, representante do Rio Grande do Sul.
Pela classe ?A?, para carros com motores até 1.600 cc, o grande destaque ficava por conta do líder da tabela Ingo Hoffmann com sua Brasília da equipe Creditum. Seus principais adversários na disputa prometiam ser os Volkswagen da equipe Gledson/Amador de Alfredo Guaraná e Fábio Sotto Mayor.
Também com Volkswagen estariam presentes Raul Natividade da equipe Hollywood, Arturo Fernandes, Amadeu Campos e Luigi Giobbi. Newton Pereira iria alinhar seu Chevette, modelo da Chevrolet a respeito do qual se diziam maravilhas.
Na classificatória Tite Catapani assegurou a pole position ao registrar 1min00s2, marca quase três segundos inferior à registrada pelo segundo melhor colocado Paulão Gomes. Yoshikuma ficou com a terceira marca, seguido de Tedesco. Pela categoria ?A? a pole position ficou para Hoffmann, que fechou sua melhor passagem em 1min09s0, ficando com o nono tempo da geral.
A prova começou depois de uma volta puxada pelo carro madrinha conduzido por Chico Landi, num grid que deixou de ser o tradicional 3 x 3, passando a ser o 2 x 2 adotado até hoje. No início da corrida, Catapani assumiu a liderança, fechando o giro inicial com a escolta de Paulão, Tedesco, Yoshikuma, Edgard Melo e Camilo Christófaro.
No terceiro giro Campello tinha de abandonar a corrida com problemas no distribuidor do seu carro. Já àquela altura era possível notar que Yoshikuma tinha condições de andar mais rápido, mas o piloto preferiu poupar equipamento, já que por estar com um tanque de 200 litros em seu carro superaria a concorrência no menor número de paradas necessárias durante a prova.
E foi a necessidade de menos paradas que permitiu a Yoshikuma assumir o segundo lugar no 60º giro, mas a tática de carregar mais combustível acabou frustrada pela quebra da biela de seu Opala, no 77º giro, dez voltas mais tarde, portanto, que o abandono de Paulo Gomes, que teve a correia da bomba de óleo partida.
Até a 86ª volta, Catapani apenas administrava sua vantagem sobre o gaúcho Tedesco, enquanto o terceiro lugar era alvo de constantes alternâncias entre Edgard de Melo Filho e Camilo Christófaro, que teve de desistir da prova quando fundiu o motor de seu Maverick.
Tedesco acabou abandonando na volta 110 com pistão quebrado, passando a contar da lista de baixas da qual já contavam também Nivaldo Trama e Rubens Chiodi.
Assim, sem ter sofrido a ameaça de sua condição de líder durante as 156 voltas totais, Tite Catapani passou a integrar a galeria dos campeões da "500 Km", seguido de Edgar de Melo Filho, que manteve-se na liderança da tabela do campeonato.
Ingo Hoffmann venceu pela classe ?A?, terminando a corrida com nove voltas de vantagem em relação a seu mais direto seguidor, Fábio Sotto Mayor, o sexto colocado da classificação geral.
Confira abaixo o resultado da corrida.
1) Tite Catapani (SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas em 2h53min02s8 (média de 173,465 km/h)
2) Edgar de Melo Filho (SP, Chevrolet Opala 4100), 148 voltas
3) Nelson Silva (RJ, Chevrolet Opala 4100), 146 voltas
4) Ingo Hoffmann (SP, "A" - VW Brasília 1600), 140 voltas
5) Luiz Landi (SP, Ford Maverick 5000), 132 voltas
6) Fábio Sotto Mayor (SP, "A" - VW Sedan 1600), 131 voltas |