Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Carros da "Divisão 3" na 15ª edição da "500 Km"
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2003
 
A 15ª edição da "500 Km de Interlagos" foi disputada no dia 1º de setembro de 1974, e valeu pela 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo Divisão 3, na qual a grande expectativa girava em torno da disputa entre os Maverick e os Opala.

Tendo como grande favorito o carro da equipe Hollywood que havia sido preparado por Orestes Berta, e que iria para a prova com a pilotagem de Tite Catapani, o grupo dos Maverick tinha ainda quatro defensores de peso: o veículo da equipe Mercantil Finasa/Greco, com Paulo Gomes, aquele que Chico Landi havia preparado para seu filho Luís, e os dois da Escuderia Lobo, um conduzido pelo próprio "Lobo do Canindé" Camilo Christófaro, e o outro por seu filho, Camilo Christófaro Júnior.

Os Opala formavam um verdadeiro batalhão de onze carros, dentre os quais se destacavam o da equipe Itacolomy, do líder do campeonato Edgar de Melo Filho, e os de Reynaldo Campello e Norberto Jannuzzi.

Destaques entre os modelos produzidos pela Chevrolet iam também para o muito bem preparado modelo de Pedro Victor Delamare que iria para a pista pilotado por Edson Yoshikuma, o do paranaense Lauindo Miamoto que tinha sido preparado na Argentina, e os da dupla Plínio Riva Giosa/Ney Faustini, de Nivaldo Trama, do carioca Nelson Silva, e de Júlio Tedesco, representante do Rio Grande do Sul.

Pela classe ?A?, para carros com motores até 1.600 cc, o grande destaque ficava por conta do líder da tabela Ingo Hoffmann com sua Brasília da equipe Creditum. Seus principais adversários na disputa prometiam ser os Volkswagen da equipe Gledson/Amador de Alfredo Guaraná e Fábio Sotto Mayor.

Também com Volkswagen estariam presentes Raul Natividade da equipe Hollywood, Arturo Fernandes, Amadeu Campos e Luigi Giobbi. Newton Pereira iria alinhar seu Chevette, modelo da Chevrolet a respeito do qual se diziam maravilhas.

Na classificatória Tite Catapani assegurou a pole position ao registrar 1min00s2, marca quase três segundos inferior à registrada pelo segundo melhor colocado Paulão Gomes. Yoshikuma ficou com a terceira marca, seguido de Tedesco. Pela categoria ?A? a pole position ficou para Hoffmann, que fechou sua melhor passagem em 1min09s0, ficando com o nono tempo da geral.

A prova começou depois de uma volta puxada pelo carro madrinha conduzido por Chico Landi, num grid que deixou de ser o tradicional 3 x 3, passando a ser o 2 x 2 adotado até hoje. No início da corrida, Catapani assumiu a liderança, fechando o giro inicial com a escolta de Paulão, Tedesco, Yoshikuma, Edgard Melo e Camilo Christófaro.

No terceiro giro Campello tinha de abandonar a corrida com problemas no distribuidor do seu carro. Já àquela altura era possível notar que Yoshikuma tinha condições de andar mais rápido, mas o piloto preferiu poupar equipamento, já que por estar com um tanque de 200 litros em seu carro superaria a concorrência no menor número de paradas necessárias durante a prova.

E foi a necessidade de menos paradas que permitiu a Yoshikuma assumir o segundo lugar no 60º giro, mas a tática de carregar mais combustível acabou frustrada pela quebra da biela de seu Opala, no 77º giro, dez voltas mais tarde, portanto, que o abandono de Paulo Gomes, que teve a correia da bomba de óleo partida.

Até a 86ª volta, Catapani apenas administrava sua vantagem sobre o gaúcho Tedesco, enquanto o terceiro lugar era alvo de constantes alternâncias entre Edgard de Melo Filho e Camilo Christófaro, que teve de desistir da prova quando fundiu o motor de seu Maverick.

Tedesco acabou abandonando na volta 110 com pistão quebrado, passando a contar da lista de baixas da qual já contavam também Nivaldo Trama e Rubens Chiodi.

Assim, sem ter sofrido a ameaça de sua condição de líder durante as 156 voltas totais, Tite Catapani passou a integrar a galeria dos campeões da "500 Km", seguido de Edgar de Melo Filho, que manteve-se na liderança da tabela do campeonato.

Ingo Hoffmann venceu pela classe ?A?, terminando a corrida com nove voltas de vantagem em relação a seu mais direto seguidor, Fábio Sotto Mayor, o sexto colocado da classificação geral.

Confira abaixo o resultado da corrida.

1) Tite Catapani (SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas em 2h53min02s8 (média de 173,465 km/h)
2) Edgar de Melo Filho (SP, Chevrolet Opala 4100), 148 voltas
3) Nelson Silva (RJ, Chevrolet Opala 4100), 146 voltas
4) Ingo Hoffmann (SP, "A" - VW Brasília 1600), 140 voltas
5) Luiz Landi (SP, Ford Maverick 5000), 132 voltas
6) Fábio Sotto Mayor (SP, "A" - VW Sedan 1600), 131 voltas
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 Confira a galeria de imagens
 31/08 - Pinheiro/Moreira Neto estão na frente da tabela da "IV"
 31/08 - Letícia Zanetti/Cláudio Ricci comandam a tabela na "III"
 31/08 - Belmiro/Malta/Weiss continuam líderes na "II"
 31/08 - Pater/Boni são os líderes pela "I"
 31/08 - Nada mudou no resultado final
 31/08 - Moreira Neto/Pinheiro ganharam pela ?IV?
 31/08 - Toldi/Feldmann ganharam na ?III?
 31/08 - Kujawski/Bragantini/Sampaio ganharam na ?II?
 31/08 - Carro 25 chegou na frente pela ?I?
 31/08 - Confira o resultado provisório da "500 Km"
 31/08 - Vitória do Mercedes em Interlagos
 31/08 - Confira a parcial na 80ª volta em Interlagos
 31/08 - Pedro Gomes conduz o Mercedes líder da prova em Interlagos
 31/08 - Confira a parcial com 60 voltas
 31/08 - Confira a foto da prova na qual morreu Lara Barberis
 31/08 - Resgate teve início na 30ª passagem
 31/08 - ?Meu companheiro só precisa manter o ritmo?, disse Feldmann
 31/08 - Confira a parcial da 42ª passagem
 31/08 - O Radical foi para os boxes
 31/08 - Maurício faz a melhor volta da corrida

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Interlagos - um sonho de velocidade

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados