|
Carros da recém criada "Divisão 1" fizeram história em 1973 |
Quinta-feira, 21 de Agosto de 2003 |
|
A intenção dos organizadores da "500 Kilometros de Interlagos" era a de repetir na prova disputada no dia 9 de setembro de 1973 a mescla de talentos nacionais e estrangeiros, como no ano anterior.
Porém, como as brigas políticas dentro da Confederação Brasileira de Automobilismo então presidida por Eloy de Menezes eram muitas, o que inviabilizava as garantias que a CBA teria de dar para a vinda dos estrangeiros, o incansável Ângelo Juliano teve de desistir da idéia de ter modelos Porsche, Berta e Ferrari no grid da 14ª "500 Km", fazendo a prova acontecer com os carros da recém criada Divisão 1, onde corriam os Ford Maverick, Chevrolet Opala, Dodge Dart, Ford Corcel, Volkswagen, Chevette, etc.
Na classificatória, o domínio foi esmagador dos cinco Ford Maverick inscritos, que conquistaram as cinco principais posições para o grid, com a pole sendo marcada pelo surpreendente Dante de Camilo, que, à média de 158,608 km/h, estabeleceu a marca de 1min12s791.
O carro dos irmãos Bird e Nilson Clemente terminou a sessão na segunda marca, com Luis Pereira Bueno/Tite Catapani, Marivaldo Fernandes/Affonso Giaffone e Luiz Landi/Antônio Castro Prado a seguir. Em sexto ficou o Opala de Bob Sharp/Fernando Ramos
Outra vez Chico Landi foi o responsável pela condução do carro madrinha, que tão logo deixou a pista, liberou Luís Pereira Bueno para assumir a liderança, escoltado na primeira passagem pelo Maverick dos irmãos Clemente, e pelo carro da mesma marca pilotado por Marivaldo.
Com pouco mais de 1 hora de corrida, os presentes a Interlagos assistiram o que parecia ser uma cena de filme de comédia. Antônio Castro Prado parou nos boxes tanto para reabastecimento quanto para fazer a entrega da condução do Maverick a Luiz Landi. Acontece que Prado não conseguiu abrir a porta, e com dificuldades em função de seu porte físico, usou a janela para deixar o carro. Quando finalmente o companheiro deixou o Maverick, Landi abriu a porta normalmente através da fechadura externa...
Com duas horas de corrida Nilson Clemente era o líder, seguido de Luiz Pereira Bueno e Luiz Landi. Pouco mais tarde, Bird Clemente e Pereira Bueno entraram emparelhados na Curva 1, fazendo vibrar o bom público presente ao circuito, que relembrou os "pegas" de ambos em tempos de equipe Willys.
Na quadriculada, a festa foi toda dos irmãos Bird e Nilson Clemente, que exatamente três meses mais tarde iriam completar na frente a Mil Milhas Brasileiras. A dupla Luís Pereira Bueno/Tite Catapani ficou com a segunda posição.
Confira o resultado da corrida.
1) Bird Clemente/Nilson Clemente (SP/SP, Ford Maverick 5000), 157 voltas em 3h17min50s0 (média de 152,704 km/h)
2) Luís Pereira Bueno/Tite Catapani (SP/SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas
3) Marivaldo Fernandes/Affonso Giaffone Jr. (SP/SP, Ford Maverick), 156 voltas
4) Luiz Landi/Antônio Castro Prado (SP/SP, Ford Maverick 5000), 156 voltas
5) Bob Sharp/José Carlos Ramos (RJ/RJ, Chevrolet Opala 4100), 152 voltas
6) Aurelino Machado/Fábio Crespi (RJ/RJ, Chevrolet Opala 4100), 149 voltas
Melhor Volta: Luís Pereira Bueno (Ford Maverick) ?1min13s2 (média de 157,721 km/h)
Confira também:
Confira a galeria de imagens
Nada mudou no resultado final
Pinheiro/Moreira Neto estão na frente da tabela da "IV"
Letícia Zanetti/Cláudio Ricci comandam a tabela na "III"
Belmiro/Malta/Weiss continuam líderes na "II"
Pater/Boni são os líderes pela "I"
Moreira Neto/Pinheiro ganharam pela ?IV?
Toldi/Feldmann ganharam na ?III?
Kujawski/Bragantini/Sampaio ganharam na ?II?
Carro 25 chegou na frente pela ?I?
Confira o resultado provisório da "500 Km"
Vitória do Mercedes em Interlagos
Confira a parcial na 80ª volta em Interlagos
Pedro Gomes conduz o Mercedes líder da prova em Interlagos
Confira a parcial com 60 voltas
Confira a foto da prova na qual morreu Lara Barberis
Resgate teve início na 30ª passagem
?Meu companheiro só precisa manter o ritmo?, disse Feldmann
Confira a parcial da 42ª passagem
O Radical foi para os boxes
Maurício faz a melhor volta da corrida
Embreagem tirou Negrão da corrida
Confira os dez primeiros na 20ª volta
#8 na liderança em São Paulo
#21 foi para os boxes
Veja a parcial com 13 voltas
O #69 entra nos boxes
#200 cumprirá ?Time Penalty?
Veja os dez primeiros na 4ª volta
Largada aconteceu às 14h00
Bandeira vermelha abortou a largada
Carros já seguem para o alinhamento. O #4 pegou fogo
Tempo está nublado, mas a pista já começa a secar
Confira quem vai fazer a festa em Interlagos
Moreira Neto/Pinheiro largarão na frente pela ?IV?
Toldi/ Feldmann serão os poles da ?III?
Os líderes vão sair na frente pela ?II?
Mercedes e Porsche formarão a primeira fila pela ?I?
De novo o Mercedes na pole position
O Mercedes pulou para a pole provisória em Interlagos
Omega na pole provisória da "500 Km"
Boni/Pater/Losacco dominaram o último treino
Confira a relação parcial de inscritos
Ingressos estão a venda nas bilheterias de Interlagos
O Mercedes dominou o terceiro ensaio
Porsche na frente no segundo treino
Liderança Radical no primeiro treino em Interlagos
Frio e garoa marcaram o dia em Interlagos
Corrida em Interlagos será a terceira do Brasileiro
Martins revela história dos bastidores da primeira "500 Km"
Quatro treinos Livres vão abrir a programação
Veja a programação das atividades em Interlagos
No ano passado, a "500 Km" teve recorde de participantes
Andrade/Pacheco: um feito inédito na 20ª edição da "500 Km"
O dia virou noite em 2000, na "500 Km" com 392 percorridos
Acidente provocou a interrupção da "500 Km" em 99
Na 17ª edição, a "500 Km" estreou na Rede
Pilotos da Stock Car correram a 16ª "500 Km"
Corrida do próximo dia 31 deverá ter recorde de participantes
Carros da "Divisão 3" na 15ª edição da "500 Km"
Times estrangeiros vieram para a 13ª "500 Km"
A 12ª "500 Km" encerrou o Campeonato Brasileiro de 1971
Bueno ganhou após as reformas em Interlagos
Os Fórmulas Vê foram a atração na 10ª "500 Km de Interlagos"
Dobradinha da Willys na nona edição da "500 Km"
Silva venceu a 8ª edição da "500 Kilometros de Interlagos"
Tudo diferente na 7ª Edição da "500 Km de Interlagos"
Duas mortes marcaram a edição de 1963 da "500 Km de Interlagos"
Mesmo penalizado, Galucci ganhou a prova em 62
Na 4ª edição, terminou a "reserva" para estrangeiros
Baixas marcaram a corrida de 59, quando Caires de novo "ficou pelo caminho"
D?Orey foi o grande vencedor na segunda edição
Tudo começou num 7 de setembro
É boa a procura por inscrições para a "500 Kilometros"
ACP já recebe inscrições para a "500 Km", a próxima rodada do Brasileiro
O especial sobre a corrida |
 |
Bruno Mello |
|