Disputada no dia 7 de setembro de 1971 - uma terça-feira -, a 12ª edição da "500 Kilometros de Interlagos" valeu como quarta e última etapa de um Campeonato Brasileiro que antes tivera como provas válidas a "12 Horas de Interlagos", a "6 Horas de Interlagos" e a "300 Km Tarumã", a primeira vencida pela dupla Abílio e Alcides Diniz com um Alfa Romeo GTAm, e as duas outras por Francisco Lameirão/Luiz Lian Duarte, com um Porsche 910.
No retorno ao traçado paulistano, a tabela tinha como líder Alcides Diniz, com 19, apenas um ponto a mais que os somados até aquela altura por Lameirão/Duarte, que por uma estratégia da equipe Hollywood para evitar a perda do título mesmo na eventualidade de problemas num dos carros decidiu separar os vitoriosos das duas provas anteriores.
Assim, o time que então era o mais famoso e bem-estruturado do automobilismo nacional inscreveu num dos Porsche os xarás Luiz Lian Duarte e Luiz Pereira Bueno, e no outro Francisco "Chico" Lameirão e Anísio Campos.
No único treino para a prova, realizado no sábado, duas baixas: por um acidente provocado por um pneus estourado em plena Curva 1, do carro de Chico Landi, e por um incêndio depois de uma batida na Curva 3, do Lola da equipe Casari/Brahma.
Depois da volta de apresentação puxada por um Opala pilotado por Landi, Luiz Pereira Bueno imprimiu um ritmo alucinante, conquistando a liderança com a escolta do outro Porsche da equipe Hollywood, este pilotado por Lameirão na primeira parte da corrida.
Pouco antes da metade da prova, os dois Porsche já haviam se desprendido do pelotão onde boas disputas pelo terceiro lugar já haviam sido e continuavam a ser travadas por Eduardo Celidônio, a bordo de um Royale/Alfa Romeo, por Alcides Diniz (companheiro de Emílio Zambello na condução de um Alfa Romeo GTAm), por Paulo, Gomes, com seu BMW 2002 Spyder, por Antônio Carlos Avallone, com um Lola T70, por Pedro Victor Delamare, com um Opala e por Jan Balder, que competia a bordo de um Casari, que deixou a prova na 96ª passagem, depois de um acidente provocado pelo estouro de um pneu.
No final da corrida, Luiz Pereira Bueno inscrevia seu nome pela terceira vez na "Galeria dos Campeões" da "500 Km", e seu companheiro Luiz Lian Duarte festejava o título. Sete voltas atrás ficou o Porsche 910 também da equipe Hollywood, pela qual Francisco Lameirão garantiu o vice-campeonato, resultado que festejou junto a seu companheiro na disputa Anísio Campos.
Confira abaixo o resultado final.
1) Luís Pereira Bueno/Luiz Lian Duarte (SP/SP, Porsche 908/2 - 3000), 156 voltas em 2h38min16s662 (média de 189,651 km/h)
2) Francisco Lameirão/Anísio Campos (SP/SP, Porsche 910 - 2000), 149 voltas
3) Eduardo Celidônio (SP, Royale/Alfa Romeo 1900), 142 voltas
4) Paulo Gomes (SP, BMW 2002 Spyder - 2000), 142 voltas
5) Antônio Carlos Avallone (SP, Lola T70 Mk3B Chevrolet 5000), 141 voltas
6) Abílio Diniz/Emílio Zambello (SP/SP, Alfa Romeo GTAm 2000) 138 voltas |