|
Zandvoort vai receber as feras da F-3 do Velho Continente |
Quinta-feira, 07 de Agosto de 2003 |
|
O circuito holandês de Zandvoort, que ganhou notoriedade mundial por ter sediado 30 corridas da Fórmula 1 entre 1950 e 1985, volta a ser destaque neste final de semana, quando vai sediar pela 13ª vez o "Marlboro Masters", evento que reúne anualmente os melhores pilotos da Fórmula 3 do Velho Continente, que disputam num único final de semana uma espécie de "Supereuropeu" da categoria.
Da programação do evento que é patrocinado pela Phillip Morris, fazem parte também provas da "V8STAR" - o correspondente à nossa Stock Car V8 -, da "Habo DaCosta Formula Renault 2000" - a versão holandesa do Campeonato Brasileiro da Fórmula Renault -, da "Pearle Alfa 147 GTA Challenge" - que não tem nada parecido no Brasil -, e da ID&T Clio Renault Sport Cup, a versão da Copa Clio Brasil na terra dos Moinhos de Vento.
Mas é na guerra pelo status de melhor piloto do Marlboro Masters de Fórmula 3 que vão estar concentradas as maiores atenções. Afinal, o torneio já consagrou pilotos que estiveram ou estão atuando na Fórmula 1, como David Coulthard (o primeiro campeão do Marlboro Masters), e Takuma Sato, entre outros.
A história do "Marlboro Masters 2003" começará a ser escrita por um impressionante número de 49 inscritos, mas, por questões de segurança, apenas 37 deles vão poder estar na pista no momento em que for dar a largada "prá valer", no domingo, quando o melhor da temporada será conhecido depois da disputa de 25 voltas pelos 4.300 metros do difícil traçado holandês.
Atrás de outro feito inédito
O brasileiro Fábio Carbone, que no certame do ano passado tornou-se nosso primeiro representante a ter vencido o Marlboro Masters, vai tentar na disputa deste final de semana incluir um outro feito inédito em seu currículo: tornar-se o primeiro piloto da história da competição a arrebatar o segundo título.
Além do paulista Carbone, que vai para a pista com o número 1 em seu Dallara/Renault-Sodemo da equipe Signature Plus, o Brasil vai estar sendo representado por João Paulo de Oliveira, também de São Paulo, e por Nelson Ângelo Piquet, um alemão de nascimento e brasiliense de criação.
Oliveira só não ficou de fora do evento depois da desistência da participação de sua equipe no Alemão da Fórmula 3 graças ao convite que recebeu para defender as cores da inglesa Alan Docking Racing a bordo de um Dallara/Honda Mugen, o mesmo pacote do qual vai dispor Piquet, que vai competir a bordo do monoposto de sua própria equipe, a mesma com a qual já faturou três vitórias no Inglês de Fórmula 3.
Piquet teve de abrir mão do tradicional número 33 com o qual foi campeão da Fórmula 3 Sul-americana no ano passado, e com o qual está correndo no Inglês da categoria, usando o número 7 no evento deste final de semana.
Já Oliveira, teve de abrir mão do número 2 com o qual venceu oito das dez provas já disputadas no alemão, participando do Marlboro Masters com o número 34.
Leia também
Confira a lista atualizada dos os inscritos para o Marlboro Masters
Programação do "Marlboro Masters" começa a ser cumprida no sábado
Ingleses e belgas venceram mais vezes o "Marlboro Masters"
Oliveira recebeu convite de time Inglês para o Marlboro Masters
Um total de 49 carros inscritos para a Marlboro Masters
Três brasileiros inscritos no Marlboro Masters em Zandvoort
|
 |
Jorge Kraucher |
|