Quando o Diretor de Prova Carlos Montagner acionar a luz verde para a corrida válida pela sexta etapa do Campeonato Brasileiro 2003 - as 13 horas do domingo -, a Stock Car Brasileira estará começando a ter escrita a 266ª página de sua história.
A categoria que foi criada em 1979, que estreou no Autódromo Internacional de Tarumã no dia 22 de abril, que uma semana depois correu na pista de Guaporé, também no Rio Grande do Sul, disputou sua primeira prova na pista da Zona Sul da capital paulistana que sediará a prova deste domingo no dia 13 de maio de 79, quando o paulista Affonso Giaffone Júnior conquistou a terceira em três vitórias possíveis.
Por estar situada em São Paulo, onde está a maioria das equipes, a pista de Interlagos foi a que mais corridas da Stock Car abrigou, principalmente nos anos em que a categoria foi "tocada" pelos próprios pilotos, através da ANPP, a Associação Nacional de Pilotos e Patrocinadores, idealizada pelo próprio Affonso, e por seu irmão Zeca Giaffone.
O fato de ter sido o palco da maioria das disputas realizadas mais notadamente entre os anos de 1997 a 99 - justamente o período de maior atividade da ANPP -, fez com que o traçado paulistano desse um salto significativo no total de provas da categoria abrigadas, tanto que a pista contabiliza até o último mês de abril 95 corridas, o que é quase o triplo do total de competições realizadas em Goiânia, a pista que ocupa a vice-liderança em número de provas da Stock já sediadas.
Dentre as 265 provas da categoria já disputadas, a maioria foi vencida por Ingo Hoffmann, piloto que detém metade dos títulos das 24 temporadas completas já disputadas.
Hoffmann, que já ganhou um total de 73 corridas, 25 delas apenas em Interlagos, é o líder isolado dos rankings de vitórias em cinco das 11 pistas que já abrigaram corridas da categoria.
Além do de São Paulo, Ingo Hoffmann surge isoladamente na frente dos rankings de triunfos nos circuitos de Curitiba (PR), Goiânia (GO), Jacarepaguá (RJ) e Tarumã (RS), e divide a liderança do quadro de vitórias com outros pilotos em Cascavel (PR), e Guaporé.
As únicas pistas onde os rankings de vitórias não tem Hoffmann na liderança são as de Brasília - onde quem encabeça a relação é Paulo Gomes -, Fortaleza - onde o vencedor da única corrida da Stock foi Alencar Júnior -, e Londrina, onde quem comanda a lista de vitoriosos é Xandy Negrão.
No Ranking geral de vitórias já alcançadas nas provas da categoria, a vice-liderança é de Paulo Gomes, que venceu 40 vezes, enquanto Chico Serra, o terceiro colocado, chegou na frente em 30 ocasiões.
A equipe do Speed On Line, sente-se orgulhosa em estar resgatando a história da mais antiga categoria de automobilismo de nosso país. |