|
CBA anuncia criação de uma nova categoria |
|
Nesta segunda-feira, a Confederação Brasileira de Automobilismo vai lançar oficial o Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 1600, a mais nova categoria-escola do automobilismo brasileiro e que tem por finalidade ser um estágio para o jovem piloto entre o kartismo e as categorias com maior performance e potência, como a Fórmula Renault e a Fórmula 3.
Nessa primeira temporada, a CBA realizará a Copa Brasil, competição em três corridas, todas no Autódromo José Carlos Pace, em São Paulo. As datas são 28 de setembro, 9 de novembro e 14 de dezembro. Não está descartada, porém, a realização de uma quarta etapa em uma região que apresente uma forte presença de participantes.
A Copa Brasil é uma espécie de introdução para o Campeonato Brasileiro de Fórmula Brasil 1600, que acontecerá no próximo ano. O campeonato de 2004 terá um calendário composto por dez provas no maior número possível de autódromos homologados pela CBA. Tal medida se deve à necessidade de o competidor conhecer em detalhes as particularidades de cada circuito e de desenvolver suas habilidades com monopostos nas mais diferentes alternativas de traçados e condições de disputas.
O carro da Fórmula Brasil 1600 é um chassi tubular, equipado com o motor do Chevrolet Corsa 1.6, oito válvulas e injeção eletrônica. Nesse estágio, a potência é de 115 cv e o propulsor é o original de fábrica para manter a categoria a mais equilibrada possível.
Para o presidente Paulo Enéas Scaglione, a Fórmula Brasil 1600 vem de encontro a uma necessidade que se apresentava ao piloto recém-saído do kart e que desejava entrar em uma competição de monoposto em nível nacional. Faltava um degrau intermediário antes de chegar nas categorias mais fortes e, portanto, a nova série nacional preenche essa lacuna.
A operação em torno da nova categoria está a cargo do experiente promotor e assessor da CBA, Antônio de Souza, que foi o responsável por colocar em plenas condições de uso os 30 chassis da Fórmula Brasil 1600. "Os carros já estão prontos para correr e faremos a Copa Brasil juntamente com as provas do Campeonato Paulista de Automobilismo. Para o próximo ano, o objetivo é fazer de cada etapa um verdadeiro Racing Day, com provas de monopostos, turismo e com carros de alta performance. Estamos trabalhando para isso", afirmou Antônio de Souza. Seja no formato de Copa Brasil ou como Campeonato Brasileiro em 2004, a Fórmula Brasil 1600 terá ampla divulgação, inclusive com transmissão por TV. |
 |
Luiz Rodrigues |
|