A primeira participação feminina numa ?1000 Kilometros de Brasília? aconteceu na edição da prova de 1966, quando a lista dos inscritos apresentava os nomes de Lula Gancia e Graziela Fernandes.
Lula Gancia, esposa do também piloto e posteriormente Presidente da CBA Piero Gancia, participou da corrida com um Fiat Abarth 1000TC, formando dupla com Felice Albertine, que era motorista particular do marido. No final da prova a dupla conquistou a 5ª posição pela classificação geral, e venceu na categoria para carros de Turismo com motores de até 1.300cc.
Graziela Fernandes não teve a mesma sorte. Correndo em dupla com Luís Carlos Sansone, o ?Tigrão?, num Willys Interlagos, acabou não completando a prova tendo de abandonar durante a madrugada.
A segunda participação feminina na a ?1000 Kilometros? aconteceu em 2000, com Paula Porto (irmã do piloto Carlos Chopai), Mônica Telles (esposa do piloto Ewaldo Telles), Luciana Marques (filha do piloto José Airton) e Luciana Marques, que tomaram parte na prova ao volante de um Corsa 1600.
Dentro das possibilidades, o carrinho até que ia bem até Paula Porto perder o controle, e terminar sobre o guard-rail.
Luciana Sarkis participou da edição de 2001, quando, em dupla com Laury Pagy, terminou na 9ª posição, também com um Corsa.
Confira:
O especial sobre a prova
Os vencedores e segundos colocados em todas as edições |