O carro preparado pela Equipe Amir Nasr que conquistou o 2º lugar na ?Mil Milhas? desse ano não é o primeiro protótipo brasiliense a se destacar no cenário brasileiro.
Apesar da distância que separa Brasília dos principais centros fornecedores de materiais localizados nas regiões sul e sudeste, a Capital Federal tem tradição na construção de bons carros de competição.
Um bom exemplo disso é o protótipo ?Supercompacta BMW? com o qual o tricampeão da Fórmula 1 Nelson Piquet e o sobrinho Rodrigo Piquet venceram com facilidade a ?1000 Kilometros de Brasília? de 2000.
Mas, muito antes disso, na ?1000 Kilometros? de 1969, surgiu o ?Elgar GT 104?, um carro de chassi tubular e carroceria de fibra de vidro inspirada no Porsche 904 que era equipado com motor Volkswagen refrigerado a ar.
O Elgar venceu a ?500 Km de Brasília? de 1969, e teve boa atuação nas demais provas do Campeonato Brasileiro daquele ano, terminando no quinto lugar a ?Mil Km do Rio de Janeiro?. O Protótipo chegou a ocupar o segundo lugar no ?GP do Nordeste?, mas abandonou depois de ter problemas mecânicos.
Mas, como as competições em Brasília foram suspensas nos primeiros anos da década de 70, o Elgar participou da ?1000 Kilometros? apenas em 1969 e 1970, e depois foi ?aposentado? já que no retorno da prova, em 1974, os Protótipos deram vez aos carros de ?Turismo Divisão 1?. |