O petropolitano Mário Olivetti jamais venceu a ?1000 Kilometros de Brasília?, mas conseguiu concluir a competição no segundo lugar em quatro das cinco vezes que disputou a prova.
Na ?1000 Kilometros de Brasília? de 1962, na primeira edição, Olivetti viajou desde Petrópolis até a Capital Federal a bordo do FNM 2000 JK que dividiu com Hélio Rodriguez, completou a corrida no segundo lugar, e depois voltou para casa a bordo do carro com o qual havia fechado 122 voltas na corrida.
Na prova de 1966, desta vez em dupla com Carlos Bravo, com quem dividiu a condução de um Protótipo Alfa Romeo 2600, Mário Olivetti voltou a ser o segundo colocado, feito que repetiria em 1968 e 1969, quando dividiu a condução de um Alfa Romeo GTA respectivamente com Renato Peixoto e Pedro Victor Delamare.
Na ?1000 Kilometros de Brasília? de 1981, Olivetti fez sua última participação na disputa, dividindo a condução de um Fiat 147 com o filho Mário César Olivetti e com Murilo Pilotto. O trio chegou a liderar pela categoria, mas teve de deixar a prova quando o carro apresentou problemas mecânicos.
Vitória na ?12 Horas?
Os laços de Mário Olivetti com o automobilismo brasiliense ficaram ainda mais estreitos através da participação em três edições da ?12 Horas de Brasília?, onde conquistou a vitória à qual jamais chegou na ?1000 Kilometros?.
O triunfo aconteceu na edição da 12 Horas de 1963, quando dividiu com Hamilcar Baroni a condução de um FNM 2000 JK.
No quadro abaixo, você confere todas as participações de Mário Olivetti na ?1000 Kilometros de Brasília?.
ANO | CARRO | PARCERIA | COLOCAÇÃO | 1962 | FNM 2000 JK | Hélio Rodrigues | 2º geral | 1966 | PT Alfa Romeo Epingarda | Carlos Bravo | 2º geral | 1967 | FNM 2000 JK | Amaury Mesquita | Abandonou | 1968 | Alfa Romeo GTA | Renato Peixoto | 2º geral | 1969 | Alfa Romeo GTA | Pedro Victor Delamare | 2º geral | 1981 | Fiat 147 | Mário César Olivetti Murilo Pilotto | Abandonou | |