Fã ?de carteirinha? de Paulo Gomes, piloto que mais vezes venceu a ?1000 Kilometros de Brasília?, Ricardo Bifulco passou dez anos a procura da réplica de um Maverick com a qual pudesse realizar o sonho de reproduzir o carro da equipe Grecco com o qual o ídolo havia brilhado na prova de 1974, quando pilotou em dupla com Antônio Castro Prado.
Por aqui a procura foi em vão, mas nos Estados Unidos, um amigo de Ricardo conseguiu depois de muito tempo uma réplica da Revell americana, que enviou para Bifulco.
Ao receber a ?encomenda? o fã daria os primeiros passos para ter aquilo que já havia anos buscava. Ele narra: ?Quando recebi a réplica, havia algumas pequenas alterações necessárias para que o Maverick ficasse parecido com o que foi usado nas pistas daqui?, relembra.
Feita a ?nacionalização? do carro, foi a vez de começar o trabalho. O primeiro passo foi mandar reproduzir com Laca Automotiva o amarelo característico dos carros da equipe Ford.
Depois da pintura, veio a estilização. Ricardo Bifulco conta: ?Usando fotos da época, meu sobrinho fez a mão tanto a pintura tanto do nome quanto da marca do ?Mercantil Finasa?. Os outros detalhes do carro consegui tirar de algumas outras réplicas. Depois, foi só terminar a pintura com verniz acrílico, também automotivo?, disse.
A partir daí faltavam as travas de capô ?que são cabeças de agulha de costura cortadas, com um fio plástico que passa através delas?, conta Ricardo, que teve uma dúvida para terminar o trabalho: ?As fotos que eu tinha não me davam uma boa referência em relação ao logotipo que havia pintado na parte traseira direita do carro. Assim, optei pela reprodução da versão do Maverick que chegou na segunda posição da 12 Horas de Goiânia de 1974, também pilotada pelo Paulão e pelo Antônio Castro Prado.
Prêmio, curiosidade e o autógrafo do ídolo
Com o sonho de ter a réplica do carro de ?Paulão? realizado, Ricardo Bifulco a fotografou, e enviou para um site norte-americano especializado em modelos para Autorama (www.fantasyworldhobbies.com), o que, além de uma premiação, (em agosto do ano passado), rendeu-lhe uma chuva de e-mails.
O Próprio Ricardo narra: ?Os americanos estranhararam bastante o fato de aqui os Maverick terem sido usados na pista, já que por lá, os modelos surgiram apenas em corridas hot-road e arrancada. Daí tive de responder a uma porção de mensagens contando um pouco sobre a trajetória do Maverick nas pistas daqui?, ele conta.
No final do ano passado, Ricardo Bifulco conseguiu a realização da última parte de seu sonho, ao ter a réplica autografada pelo próprio Paulão Gomes. |