Ainda vivendo a euforia pela única vitória de sua vida alcançada na Fórmula 1 ? obtida no GP Brasil disputado no dia 26 de janeiro, em Interlagos, a bordo de um Brabham/Ford Cosworth ?, José Carlos Pace foi uma presença ilustre na edição da ?1000 Kilometros de Brasília? disputada em 20 de abril de 1975.
?Moco? dividiu a pilotagem de um Maverick com ?Paulão? Gomes, mas as pretensões de vitória da dupla acabaram quando o carro teve problemas na caixa de mudanças.
Assim, o caminho ficou aberto para que outro Maverick da equipe de Luiz Antônio Greco pudesse vencer, conduzido pela dupla Bob Sharp e Edgar Mello Filho. José Carlos Catanhede/Ruyter Pacheco chegaram na segunda posição, seguidos de Aloysio Andrade/Ricardo Lenz, todos com Ford Maverick.
Paulo Gomes voltou a ganhar uma edição da ?Mil Quilômetros de Brasília? em 1976, quando dividiu com Bob Sharp a condução de um Maverick, carro que depois desta prova perdeu muito de seu rendimento, já que a necessidade de adequação ao regulamento da FIA para unidades de Turismo inviabilizou o uso dos kits ?Quadrijet? que tornavam os modelos da Ford mais competitivos que os Opala.
Um modelo da Chevrolet, aliás, foi usado pela dupla Antônio Castro Prado/Ricardo Soares de Oliveira, que cruzou a linha de chegada na segunda posição, com a escolta de José Carlos Catanhede e José Laurindo, que também competiram com um Maverick.
Confira:
O especial sobre a prova
Os vencedores e segundos colocados em todas as edições
Leia também:
?Moco?: a participação do vencedor do GP Brasil em 1975
Essa foto vale um destaque
Em 1974, a primeira edição disputada no Autódromo
O caos na prova de 1970
?Moco? venceu pela terceira vez em 1969
A estreante equipe Ford-Willys brilhou na prova de 1968
O adeus da DACON na prova de 1967
Em 1966, ?Mil Quilômetros? abriu o Brasileiro de Automobilismo
Primeira prova aconteceu no 2º aniversário da Capital Federal
|