Se nas corridas nacionais a sofisticação dos equipamentos já é grande, no Grande Prêmio Brasil tanto a Torre de Controle de Interlagos quanto a Sala de Apoio de Cronometragem que fica situada no estacionalmento do circuito paulistano vão receber o que há de mais moderno, o Top dos sistemas de cronometragem no mundo, que integra a parafernália de 18 toneladas que viajam com a equipe TAG-Heuer pelas pistas que a Fórmula 1 visita ao longo do ano.
Empresa suíça com 130 anos de história, a TAG-Heuer é a responsável pela cronometragem das provas do ?circo? desde o início da temporada de 1992. A equipe de 20 técnicos comandados por Jean Campiche ? que trabalha na empresa desde 1973 - opera um sitema capaz não apenas de controlar os tempos de cada um dos carros da mais badalada categoria de automobilismo do planeta, como também detectar eventuais queimas de largada e superação da velocidade-limite na área dos boxes.
Além do primário ? que pode também detectar as velocidades dos carros em 20 pontos distintos do traçado onde são colocadas antenas ?, o sistema de cronometragem tem também um sistema secundário, que permite resultados precisos mesmo que aconteça alguma pane no sistema principal.
Na Torre de Controle é operado o sistema principal de cronometragem, que alimenta 150 monitores que integram o arsenal de tencnologia que a TAG-Heuer carrega pelo mundo afora. Numa Carreta ? que na corrida brasileira é susbstituída por uma sala especial ?, são operados o sistema paralelo de controle e é feita a geração de caracteres para as transmissões televisivas das corridas. Na Sala de Apoio também é feito o envio das informações para o site da própria TAG-Heuer, que pode ser visitado neste endereço.
Portanto, durante os treinos, as sessões de classificação e a prova brasileira do ?circo?, uma verdadeira legião de Técnicos, e um arsenal de sofisticação vão estar ? assim como acontece em outros países do mundo -, em plena atividade para apontar quem foram os melhores na corrida que será a 700ª da história da Fórmula 1. |