|
 |
|
|
 |
|
|
O Top dos sistemas de Cronometragem vai operar na Torre de Interlagos |
Quarta-feira, 02 de Abril de 2003 |
|
Se nas corridas nacionais a sofisticação dos equipamentos já é grande, no Grande Prêmio Brasil tanto a Torre de Controle de Interlagos quanto a Sala de Apoio de Cronometragem que fica situada no estacionalmento do circuito paulistano vão receber o que há de mais moderno, o Top dos sistemas de cronometragem no mundo, que integra a parafernália de 18 toneladas que viajam com a equipe TAG-Heuer pelas pistas que a Fórmula 1 visita ao longo do ano.
Empresa suíça com 130 anos de história, a TAG-Heuer é a responsável pela cronometragem das provas do ?circo? desde o início da temporada de 1992. A equipe de 20 técnicos comandados por Jean Campiche ? que trabalha na empresa desde 1973 - opera um sitema capaz não apenas de controlar os tempos de cada um dos carros da mais badalada categoria de automobilismo do planeta, como também detectar eventuais queimas de largada e superação da velocidade-limite na área dos boxes.
Além do primário ? que pode também detectar as velocidades dos carros em 20 pontos distintos do traçado onde são colocadas antenas ?, o sistema de cronometragem tem também um sistema secundário, que permite resultados precisos mesmo que aconteça alguma pane no sistema principal.
Na Torre de Controle é operado o sistema principal de cronometragem, que alimenta 150 monitores que integram o arsenal de tencnologia que a TAG-Heuer carrega pelo mundo afora. Numa Carreta ? que na corrida brasileira é susbstituída por uma sala especial ?, são operados o sistema paralelo de controle e é feita a geração de caracteres para as transmissões televisivas das corridas. Na Sala de Apoio também é feito o envio das informações para o site da própria TAG-Heuer, que pode ser visitado neste endereço.
Portanto, durante os treinos, as sessões de classificação e a prova brasileira do ?circo?, uma verdadeira legião de Técnicos, e um arsenal de sofisticação vão estar ? assim como acontece em outros países do mundo -, em plena atividade para apontar quem foram os melhores na corrida que será a 700ª da história da Fórmula 1.
Confira também:
Confira a nova classificação do ?circo?
Decisão da FIA provocou ?troca? de posições entre Ralf e Mark
Fisichella e a Jordan festejam o novo resultado
?Fisico? foi declarado o vencedor da prova brasileira
Michael esquenta a polêmica em torno da prova brasileira
Veja o que diz a nota da FIA
Fisichella pode comemorar sua primeira vitória no ?circo?
Houve venda de ingressos falsos para a prova do domingo
Centro Médico fez 94 atendimentos. Alonso tem contusões
McLaren já soma 41 pontos
Räikkonen é cada vez mais líder
Alonso passa bem, diz Boletim Médico
Confirmada ?pane seca? do carro de Barrichello
Balanço final aponta tranqüilidade
Foram 200 operações de pousos e decolagens
Todos os ingressos foram vendidos
Um recorde foi batido no treino do sábado
Confira o resultado final da louca prova em Interlagos
Fisichella levou um susto enorme ao deixar o carro
Barrichello outra vez ?ficou pelo caminho?
Será que os vencedores passam no teste da balança?
Disputa começou com, e teve outras quatro intervenções do Safety Car
Chuva e ?calha? na pista transformaram a prova numa grande loucura
Foi de Raikkönen a vitória na louca rodada brasileira do ?circo?
Prova interrompida em Interlagos
Começou na pista paulistana
Largada está marcada para às 14h15
Decidido o primeiro adiamento do início da prova
Voltou a apertar a chuva sobre o circuito paulistano
Largada em Interlagos deve acontecer atrás do Safety Car
De novo a ?Curva Chico Landi? é a mais afetada pelo acúmulo dágua
Pé d?água já tem antecedentes em Interlagos
Site oficial ?congelou? desde a chegada dos primeiros carros
Wilson já arrecadou Us$ 1.100.000
Montoya não ficou nada satisfeito com sua atuação na classificatória
Webber teve problemas no último trecho
Tempo de Barrichello ficou acima da marca do pole no ano passado
Confira os tempos de todos os pilotos na classificatória
Barrichello leva ao delírio os torcedores
Tempo de Panis está 0s343 acima da pole do ano passado
Panis na frente no segundo treino
Barrichello dominou o primeiro treino do sábado
Até mesmo os números da telefonia são grandiosos em Interlagos
MP salvou a rodada brasileira do ?circo?
Rohonyi diz que prova será deficitária
Dia foi tranqüilo dentro e fora dos muros do circuito
Loteria pode prosseguir neste sábado
Montoya testou a eficácia da área de escape
Button marcou um ?strike? na metade de sua volta rápida
Webber faz a Jaguar terminar a sexta-feira em festa
Michael dominou. Pizzonia bateu no chuvoso treino em Interlagos
Domínio de Trulli no treino ?meio seco, meio molhado?
Estréia do filho vai manter Piquet distante de Interlagos
FIA já deu sinal verde para a prova em Interlagos
De la Rosa é contratado pela McLaren
Está chegando a hora do ?circo? roncar seus motores
Pilotos da Renault pedalaram em Interlagos
Schumacher reconhece que terá dificuldades. Mas não descarta a possibilidad
Resolvido o problema com o HANS, Barrichello já não é dúvida
Jordan vai completar 200 corridas na Fórmula 1
Confira os horários das atividades em Interlagos
Brazucas e o líder da classificação abrirão a série de Coletivas
Helicópteros voltam a operar em Interlagos
Tudo pronto para o atendimento médico em Interlagos
Circuito já começa a ter a ?cara? da Fórmula 1
Whitting gostou do que viu em sua passagem por Interlagos
Da Matta vai inaugurar a agenda extrapista
Bilheterias de Interlagos estarão abertas a partir desta segunda-feira
Tempo é de finalização de detalhes em Interlagos
Ministro dos Esportes vai entregar troféu ao vencedor da prova brasileira
Carros da Fórmula Renault vão ocupar os boxes do Kartódromo
Recuperando-se de uma gripe, Alonso vive seus dias de glória
CET define os bolsões de estacionamento
Barrichello pode até mesmo deixar de disputar a prova brasileira
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|
|
 |