|
O ?circo? já tem 30 nomes confirmados |
|
Com a confirmação do nome do inglês Ralph Firman como piloto do carro número 12 da Jordan, passou a ser de 30 o total de nomes já confirmados para o Mundial 2003 da Fórmula 1, que vai ter sua primeira corrida disputada em Merlbourne, na Austrália, no dia 3 de março.
Dos nomes que foram confirmados, 20 são de pilotos que vão participar das 16 corridas do certame que visitará o Brasil para a disputa da 3ª etapa, marcada para acontecer no dia 6 de abril.
Dentre os que vão formar os grids ? 10 nomes atuarão como ?Test Drivers? -, a maioria é de alemães, que serão quatro no total: o pentacampeão Michael Schumacher, da Ferrari, seu irmão Ralf, da Williams e ainda Nick Heidfeld e Heinz Harald Frentzen, ambos da Sauber.
Brasileiros e ingleses formarão o segundo maior time, com três representantes. O verde e amarelo vai continuar a ser defendido por Rubens Barrichello, da Ferrari, e vai passar a ser carregado pelos estreantes Antonio Pizzonia e Cristiano da Matta, que vão correr respectivamente pela Jaguar e pela Toyota.
Já o império de Queen Elizabeth vai ser defendido por Firman, da Jordan, por Jenson Button, que vai estrear na BAR, e por Justin Wilson, um estreante da categoria que vai correr pela Minardi.
A Itália vai ter dois pilotos defendendo suas cores a cada corrida: Jarno Trulli, da Renault, e Giancarlo Fisichella, que continuará a correr pela Jordan Grand Prix.
Dentre os demais oito pilotos titulares, cada um vai ser o defensor isolado das cores de sua nação: a Colômbia terá Juan Pablo Montoya, da Williams, a Escócia David Coulthard, da McLaren, mesmo time de Kimi Raikkonen, da Finlândia.
A defesa da bandeira espanhola ficará por conta de Fernando Alonso, que vai correr na Renault; as cores da Austrália terão como representante Mark Webber, na Jaguar, enquanto o estandarte canadense vai continuar a ter como defensor Jacques Villeneuve, da BAR.
Finalmente Holanda e França, nações que terão suas bandeiras defendidas por Jos Verstappen, que retornará ao ?circo? correndo pela Minardi, e por Olivier Panis, que disputará as provas pela Toyota.
Pilotos de testes ou reserva?
Dos dez nomes que já tem contratos assinados para o cargo de Piloto de Testes (que algumas assessorias de imprensa querem fazer crer serem reservas, o que dificilmente se torna real), o país com mais representantes é justamente o nosso.
O Brasil terá como ?Test Drivers? Felipe Massa ? contratado nesta semana pela Ferrari -, e Ricardo Zonta, que vai fazer os testes para a Toyota.
No mais, cada nação vai ter um representante atrás do volante durante os ensaios: pela Itália Luca Badoer, o encarregado dos testes da Ferrari. Pela Espanha, Marc Gene, que vestirá o macacão durante as sessões para desenvolvimento dos carros da Williams.
A Áustria vai estar presente nos treinos da McLaren, através de Alexander Würz, enquanto o sotaque francês ficará por conta de Frank Montagny, contratado para os ensaios da Renault, mesmo time que tem como ?Test Driver? ainda o escocês Allan McNish.
O nipônico Takuma Sato e o inglês Antony Davidson vão treinar pela BAR, enquanto o russo Sergei Zlobin arrumou um posto para possivelmente testar pela Minardi, para onde levou a grana da ?Gazpron? estatal de gás de seu país.
Você pode conferir a tabela atualizada da formação das equipes do ?circo?
clicando aqui. |
 |
Jorge Kraucher |
|