|
Sara Sanchez fala ao Speed On Line sobre o Biland Challenge |
Domingo, 19 de Janeiro de 2003 |
|
Piloto brasileira, radicada no Uruguai, treinou na semana passada no Kartódromo Granja Viana, localizado na cidade de Cotia, distante cerca de 30 km de São Paulo (SP).
O crescimento do Biland Challenge Brasil está acompanhando o ritmo da categoria no cenário internacional. Os torneios que utilizam os motores criados pelo suíço Rolf Biland passarão de 16 para 35 em todo o mundo, e a versão brasileira começa a atrair a atenção de pilotos internacionais. A paranaense Sara Sanchez, que vive no Uruguai e já é bicampeã nacional de kart daquele país, treinou na semana passada na Granja Viana com um kart usado no Biland Brasil, e ficou a apenas três décimos de segundo do melhor tempo do dia obtido com esse equipamento.
O que você achou do kart Biland?
Achei legal, bem diferente do 2 tempos. Tem respostas mais lentas e qualquer erro é mais difícil de corrigir no acelerador. Nesse sentido ele é mais parecido com o 100cc do que com o 125cc.
Como foi seu treino na Granja?
Foi curto, aproximadamente 50 voltas no período da tarde. Eu não conhecia o equipamento nem a variante da pista que foi usada, mais acho que foi muito bom porque entre as primeiras 10 voltas e as últimas, consegui baixar mais de 1seg. Minha melhor volta foi 50s20 e o mais rápido foi o Felipe Maluhy, com 49s90.
Quem será sua dupla no Biland Challenge em 2003?
Estamos vendo ainda. Pode ser que seja o Felipe Maluhy. Estive treinando com ele e gostaria que ele fosse minha dupla, pois é um piloto bem experiente, disputou o campeonato inteiro do ano passado e participou do mundial. Além disso, temos um tipo físico muito parecido, o que facilita bastante para ajustar o chassis.
Você terá algum patrocínio específico para o Biland?
Sim, a Loctite do grupo Henkel. São eles que irão definir a minha dupla.
Faça um breve resumo, para refrescar a memória dos nossos leitores, de sua participação em provas no Brasil em 2002.
Em 2002 fiz o campeonato sul-brasileiro, no qual terminei em 3º ganhando a etapa de Florianópolis. Não tive muita sorte pois na soma de pontos normais (sem contagens duplas e descartes) eu seria a campeã, mas regulamento é regulamento. Também participei das 500 Milhas da Granja Viana na equipe da Loctite, que estreitou meu relacionamento com a empresa e tornou possível minha participação no Biland. Fiz também o Campeonato Catarinense, onde corri junto com pilotos Graduados A. Fiquei em 5º no geral, mas em primeiro na Graduados B, que foi minha categoria em 2002.
Como está sua programação para 2003?
Em 2003 vou participar do Campeonato Uruguaio na categoria Master, a categoria máxima do país (similar a Sudam). Serão 8 etapas em diversos pontos do Uruguai. Vou fazer o Campeonato Biland na Granja Viana, com 10 provas, e as 500 Milhas. Também farei o Panamericano em Tarumã e 2 provas que poderão ser do Paulista, para treinar para o Panamericano. Ou seja, farei 22 corridas em 2003. Mas essa é a previsão, já que poderá haver alterações se minhas classificações no Biland forem boas. |
 |
Rafael Durante |
|