|
 |
|
|
 |
|
|
Porque é tempo de Mil Milhas ? Entrevista com Wilson Fittipaldi |
Segunda-feira, 06 de Janeiro de 2003 |
|
Ainda como responsável pelo tablóide ?RPM MOTOR?, precursor do site Speed On Line , tive o prazer de ser recebido pelo ?Barão? Wilson Fittipaldi em 1989.
Na entrevista publicada na página 3 da edição de janeiro do jornal, o pai de Emerson e Wilsinho contou sobre as dificuldades que teve para ?fazer acontecer? a Mil Milhas Brasileiras, um sonho que tornou realidade em conjunto com o Presidente do Centauro Motor Clube Eloy Gogliano, um antigo adversário das corridas motociclísticas.
Como fatos históricos jamais perdem sua atualidade, e ?Porque é tempo de Mil Milhas?, estamos reproduzindo a entrevista abaixo.
A idéia da criação da prova
De volta de uma viagem à Europa, em meados de 1955, Wilson Fittipaldi trouxe na bagagem a idéia de realizar por aqui uma competição de longa duração que servisse como campo de provas para o desenvolvimento dos produtos da recém-instalada indústria automobilística brasileira.
Como base para a nova prova do calendário nacional, a ?Mille Miglias D?Itália?, famosa no Velho continente.
As dificuldades
?Tivemos muitas dificuldades para realizar a primeira edição da Mil Milhas?, disse Fittipaldi. ?Em primeiro lugar, o automobilismo nacional era visto com desconfiança pela indústria. Para contornar este problema, criei uma tabela de premiações, com as quais os interessados se comprometiam, dando o cheque ao piloto diretamente, numa festa que seria realizada depois da Mil Milhas?, falou o Barão, que emendou: ?Para a primeira corrida, contei com o apoio da Três Leões, do Abraham Kasinsky(*1), e da Acumuladores Satúrnia?.
?Por volta de 1955 ? prosseguiu Fittipaldi ? Interlagos era um caminho asfaltado no meio do mato. Havia uma infinidade de buracos na pista, o que tornava seu uso impraticável. Foi então que contatei o Prefeito de Santo Amaro (*2)Scalamandré Sobrinho, que encarregou o Engenheiro José Richi de liberar algumas máquinas, que foram deslocadas para as reformas necessárias na pista?, finalizou.
Poucos Pilotos
Transformar a Mil Milhas em realidade seria impraticável apenas com os praticantes do automobilismo de São Paulo: ?São Paulo não tinha mais que dez ou doze praticantes do automobilismo, o que tornaria impossível realizar a Mil Milhas. Para contornar este problema, peguei um carro na Vemag, e saí em direção ao Sul do país, convidando pilotos de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul, onde eram muitos os pilotos das famosas Carreteras?, disse Fittipaldi.
Ajuda Militar
?Com a quantidade de mato que havia em Interlagos, seria impossível realizar a Mil Milhas com segurança. Este problema contornamos com a ajuda do Exército, que montaria 20 barracas ao redor do circuito, cada uma delas dotada de Telefones de Campanha, através dos quais era possível saber sobre a ocorrência de acidentes, e eventualmente deslocar socorro até o local?, falou Fittipaldi.
Do sonho realizado ao afastamento
O sonho de ver acontecer a Mil Milhas Brasileiras Wilson Fittipaldi realizou em 24 de novembro de 1956, quando 22 participantes escreveram a primeira página na história da competição, na qual constam os nomes dos gaúchos Catharino Andreatta e Breno Fornari como vencedores.
A participação de Fittipaldi na organização da disputa aconteceu até meados dos anos 60. ?Me afastei do automobilismo com uma certa mágoa. Afinal, houve gente que assumiu para si só a responsabilidade da criação de uma corrida que se tornou a mais tradicional da história de nosso automobilismo?, finalizou Fittipaldi.
As outras facetas do entrevistado
Além de ter feito acontecer a Mil Milhas, Wilson Fittipaldi, um filho de imigrantes italianos natural de Santo André, atualmente com 82 anos de idade, atuou como promotor das primeiras provas de Kart no Brasil, em 1960, e foi o responsável pela criação de diversas Federações estaduais, e da Confederação Brasileira de Automobilismo, em 1961.
Atuando como radialista, foi o primeiro a fazer uma transmissão ao vivo desde a Europa, transmitindo para o país, em 1949 (através da antiga Rádio Pan-Americana, a atual Jovem Pan), a corrida no Circuito de Bari, na Itália.
Foi de Fittipaldi também a responsabilidade da criação de programas especializados em automobilismo que fizeram sucesso nas ondas da Jovem Pan. O primeiro deles foi o ?Velocidade? e o outro o ?Rodando pelo Brasil?.
(*1) - A Três Leões foi transformada mais tarde na Cofap, a ?Companhia Fabricadora de Peças?.
(*2) - Santo Amaro foi transformado em bairro da capital paulistana em meados dos anos 60.
Todos os vencedores da Mil Milhas
OSaiba quem foram os vencedores de todas as edições da prova
Confira também:
O azar de Bragantini
Corsa foi o melhor carro pela "IV"
Brasilienses brilharam na categoria "III"
"Stuppenda" vitória dos italianos na categoria "II"
Vencedores da "I" usaram carro vindo da Inglaterra
Bons "pegas" marcaram a 31ª Mil Milhas
Longe do ideal, dentro do possível
Mil Milhas: Resultado da categoria "IV"
Mil Milhas: Resultado da categoria "III"
Mil Milhas: Resultado da categoria "II"
Mil Milhas: Confira o resultado da categoria "I"
Mil Milhas Brasileiras
Mil Milhas Brasileiras: Resultado final
Mais um passeio de um Porsche em Interlagos
Confira o resultado com 340 voltas
O #9 continua a comandar as ações
Nenhuma grande modificação nas posições em Interlagos
Líderes tem quatro voltas de vantagem
Porsche #9 continua tranqüilo na liderança da Mil Milhas
Final da prova deve acontecer por volta das 12h40, prevê Baumann
Italianos vem dando show, e já lideram na categoria "II"
Para quem está acompanhando o "Live Timing"
O #77 está no comando da Mil Milhas
O #21 deu o troco
Confira três primeiros em cada uma das categorias
Os poles voltam a liderar a Mil Milhas
Confira os dez primeiros na 80ª passagem
Esquema de segurança envolve 600 pessoas
Paranaenses já estão fora da disputa
Bombeiros montaram um super-esquema para a Mil Milhas
O Live Timing está no ar
Safety esteve a pista da 40ª à 51ª passagens
Confira os dez primeiros na 40ª passagem
Porsche 6 bateu forte em Interlagos
Durou três passagens a terceira intervenção do carro de serviço
Duas rodadas forçaram as intervenções do carro de serviço
Posições inalteradas na 17ª passagem
Safety Car já interviu uma vez na disputa
O Porsche manteve a ponta na largada
Mil Milhas Brasileiras: Veja os tempos do Warm Up
Torcedor pode assistir de graça a Mil Milhas
Participantes da Mil Milhas ganharam treino extra
É aconselhável incluir uma capa de chuva no ?Kit Mil Milhas"
Curtinhas sobre a prova
?New Beetle? deve chegar apenas no final da tarde a Interlagos
Mil Milhas: Veja as posições de largada da categoria "I"
Mil Milhas: Veja as posições de largada da categoria "II"
Mil Milhas: Veja as posições de largada da categoria "III"
Mil Milhas: Veja as posições de largada da categoria "IV"
Mil Milhas Brasileiras: Confira o grid completo
Negrão/Hoffmann/Nabuco/Etchenique saem na pole da Mil Milhas
Confira todos os tempos da terceira classificatória
Veja todos os tempos da segunda classificatória
Veja todos os tempos da primeira classificatória
Dois Porsche na frente em Interlagos
Ainda tem vaga na \Mil Milhas Brasileiras\
São Pedro já soube da Mil Milhas
Participante de ?No Limite? vai competir na Mil Milhas
Número de inscrições pode atingir o limite máximo permitido
Venta bastante, mas não chove em Interlagos
?Se aparecer um convite, eu corro?, disse Monteiro
Alguns carros da primeira listagem não estarão na disputa
Saiu a primeira lista ?verdadeira? de inscritos
Pilotos vão homenagear ?Ferreirinha?
Porsche terminou na frente o último ensaio
MCR Moro lidera treino em Interlagos
Fornari: um sobrenome ilustre volta à Mil Milhas
Campeões brasileiros de Endurance mudam de parceiro
Mil Milhas Brasileiras: Confira os inscritos
Prova integra novamente o calendário da FIA
Reuniões de família na Mil Milhas
Porque é tempo de Mil Milhas LI ? Fogaça correu também em 98
Você, (ainda mais) por dentro da história da Mil Milhas
Os dados completos de todas as edições da Mil Milhas Brasileiras
Conheça a história do ?Fúria?
Por dentro da História do "Fúria"
Porque é tempo de Mil Milhas L ? Sharp e Balder ?foram de Brahma? em 73
Porque é tempo de Mil Milhas XLIX ? Pista molhada também na década de 60
Todas as participações do "Fúria" em competições
Porque é tempo de Mil Milhas XLVIII ? ?Hay que tener un Tango?
Porque é tempo de Mil Milhas XLVII ? Uma largada acidentada
Porque é tempo de Mil Milhas XLVI ? Uma largada chuvosa...
Time vai tentar repetir a história de 1998
Porque é tempo de Mil Milhas XLV ? Um tipo de largada abandonado...
Mil Milhas será atração no ?Espaço Motor? deste sábado
Porque é tempo de Mil Milhas XLIV ? Trabalhando para que tudo corra bem
Porque é tempo de Mil Milhas XLIII ? Vitória alemã. Combustível brasileiro
Uma Mil Milhas completa. Sem troca de Pneus!!!
Agora, chegou a vez do torcedor
Hoffmann, Negrão, Nabuco e Etchenique vão pilotar um Porsche
O ano em que os portugueses redescobriram o Brasil
1967: o ano em que Portugal redescobriu o Brasil
?Paulão? e ?Perú?: essa dupla deu o que falar
Porque é tempo de Mil Milhas XLII ? O segundo triunfo de Wilsinho
Porque é tempo de Mil Milhas XLI ? O capô voador
Porque é tempo de Mil Milhas XXXIX ? Cristófaro, pilotando um Maverick
Mineiros e cariocas também vão ver ao vivo a Mil Milhas
Caravana vai sair de Curitiba para ver a Mil Milhas
Porque é tempo de Mil Milhas XXXVIII ? A pior posição no grid da corrida
Sobram quilômetros na Mil Milhas Brasileiras
Porque é tempo de Mil Milhas XXXVII ? A premiação após a prova de 1973
Confira a primeira lista parcial de inscritos na Mil Milhas
Mil Milhas Brasileiras: Veja a primeira relação parcial de inscritos
Porque é tempo de Mil Milhas XXXVI ? O triunfo do tricampeão
Ingressos estão à venda no Centauro
O que é preciso para vencer a Mil Milhas?
Porque é tempo de Mil Milhas XXXV ? Um cassino como patrocinador
Continua agitada a bolsa de vagas
Porque é tempo de Mil Milhas XXXIV ? A Carreteira 18 no boxe
Porque é tempo de Mil Milhas XXXIII ? A participação dos Fittipaldi
Porque é tempo de Mil Milhas XXXII ? Luzes e adrenalina - Final da série
Porque é tempo de Mil Milhas XXXI ? Luzes e adrenalina (9)
Porque é tempo de Mil Milhas XXX ? Luzes e adrenalina (8)
Porque é tempo de Mil Milhas XXIX ? Luzes e adrenalina (7)
Porque é tempo de Mil Milhas XXVIII ? Luzes e adrenalina (6)
Porque é tempo de Mil Milhas XXVII ? Luzes e adrenalina (5)
Porque é tempo de Mil Milhas XXVI ? Luzes e adrenalina (4)
Motores vão roncar a partir do dia 21
Confira os horários da 31ª Mil Milhas Brasileiras
Porque é tempo de Mil Milhas XXV ? Luzes e adrenalina (3)
Porque é tempo de Mil Milhas XXIV ? Luzes e adrenalina (2)
Porque é tempo de Mil Milhas XXIII ? Luzes e adrenalina (1)
Porque é tempo de Mil Milhas XXII ? Participação lusitana na disputa
Correa vai completar o quarteto de condução da ?Brazilian Dream Machine?
Animado com o vice, Beilstrein entra com força total na Mil Milhas
Porque é tempo de Mil Milhas XXI ? A ?Roda Viva?. Mas não a da canção
Mineiro é testado e aprovado para representar Brasília
Porque é tempo de Mil Milhas XX ? Uma disputa prá lá de quente
Pilotos sem carros. Carros sem pilotos ? Um Fórum ao seu dispor
Havia um desvio no meio do caminho. No meio do caminho havia um desvio...
Porque é tempo de Mil Milhas XIX ? ?Quase? uma torre de cronometragem
Porque é tempo de Mil Milhas XVIII ? A vitória em 99: apesar do mar de óleo
Pilotos sem carros. Carros sem pilotos
Porque é tempo de Mil Milhas XVII ? Três momentos da participação de Piquet
Porque é tempo de Mil Milhas XVI ? Um futuro Presidente na disputa
Porque é tempo de Mil Milhas XV ? Camilo na frente na largada de 67
Porque é tempo de Mil Milhas XIV ? Pereira e Gracia: a vitória em 87
Porque é tempo de Mil Milhas XIII ? Nada. Era tudo o que se conseguia ver
Chevrolet é a marca com mais vitórias na Mil Milhas
Porque é tempo de Mil Milhas XII ? Mais uma do ?Mavericão?
Porque é tempo de Mil Milhas XI - Duas das cinco vitórias de Giaffone
Porque é tempo de Mil Milhas X ? Vitória de um ?Made In Brazil? em 98
Porque é tempo de Mil Milhas IX ? Acidente tira Porsche da disputa
Porque é tempo de Mil Milhas VIII ? O triunfo dos Clemente
Porque é tempo de Mil Milhas VII ? A pole da Konrad Motorsport
Porque é tempo de Mil Milhas VI ? De Maio e Azzalin : a festa em 65
Porque é tempo de Mil Milhas V ? Dois momentos na vida de Andreatta
Porque é tempo de Mil Milhas III - A chegada da 9ª edição
Carros correm a Mil Milhas divididos em quatro categorias
Porque é tempo de Mil Milhas
?É preciso muita calma nesta hora?
Mendonça muda de bandeira, e vai dividir a condução de um ?New Beetle?
Time reunirá o passado e o futuro num só Boxe de Interlagos
Gaúchos vão usar uma ?Brazilian Dream Machine? na Mil Milhas
Prova terá transmissão ao vivo pela TV
Lister Storm está de volta à lista de inscritos na Mil Milhas
Mil Milhas: terminam na sexta-feira os descontos nas inscrições
Boa notícia: prorrogado o desconto para as inscrições na Mil Milhas
Pilotos tem desconto para a inscrição na Mil Milhas
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|
|
 |