Se depender da estratégia que vem sendo traçada pelo mineiro Ivan Bastos e pelo brasiliense Vicente Fonseca, os inscritos na próxima Mil Milhas Brasileiras vão ter de reescrever os planos que traçaram para tentar alcançar o triunfo na disputa que terá a largada de sua 31ª edição dada à zero hora do próximo dia 26 de janeiro.
Isso porque Bastos e Fonseca ? que devem confirmar os nomes de seus companheiros na corrida ainda nos próximos dias ? vão levar para Interlagos duas máquinas que prometem surpreender a concorrência: uma representando o passado (atualizado), e a outra o futuro da velocidade nas pistas de nosso país.
O passado vai estar sendo representado por um dos dois exemplares ainda existentes do Protótipo ?Fúria?, uma máquina construída nos anos 70 pelo Engenheiro Tony Bianco que recebeu o que há de mais moderno em tecnologia para suportar as 375 voltas totais do desafio da prova.
Para deixar o Fúria em condições de disputa, Vicente Fonseca realizou nas oficinas da Imex em Brasília um trabalho que durou seis anos, período no qual adequou a máquina às atuais exigências de segurança da Federação Internacional de Automobilismo, adaptou o ?rollbar? integral (que não existia à época da construção do carro), e refez toda a parte de suspensão, que passou a ter o mesmo sistema utilizado na Fórmula 1, com triângulos alternados, amortecedores ?one-point? e molas centrais.
O processo de modernização do ?Fúria? contou ainda com a construção de uma nova carroceria em ?Fiberglass-Kevlar?, com a adaptação de uma caixa de mudanças Hewland FT-200 de 6 velocidades e blocante integral 0-0, além de toda a substituição do sistema de freios, que passou a ser o de disco-carbono nas 4 rodas, com ?callipers? de 6 ?pistons? na dianteira e 4 na traseira, suficientes para segurar a máquina de 780 quilos que um motor Alfa Romeu V6 Turbo de 570 Hp pode levar facilmente até os 310 Km/h.
Astra Stock Car
Se vai despertar a atenção dos que gostam de modelos antigos, a equipe de Bastos e Fonseca vai atrair também aqueles que querem ver o que vai estar rodando pelas pistas brasileiras a partir da temporada de 2003.
É que o segundo modelo que o time vai levar para a pista paulistana é o Astra Stock Car, carro que a partir da próxima temporada vai ser usado pelos pilotos da divisão ?Light? do Campeonato Brasileiro da categoria.
O chassis construído em estrutura tubular de aço com carenagem em ?Fiberglass-Kevlar? imitando o modelo compacto da Chevrolet, vai encarar os desafios da categoria ?III? da Mil Milhas empurrado por um propulsor de 2 litros Opel-Spiess de 230 Hp, com transmissão traseira, caixa de 5 velocidades e suspensão ?Koni-Racing?, a mesma utilizada na Fórmula 3000.
Nos treinos que já foram realizados na pista brasiliense, o Astra-Stock Car Light provou ser extremamente rápido nas saídas de curva e retomadas de velocidade, e seus freios a disco-carbono nas 4 rodas permitem que as frenagens possam ser feitas ?mais para dentro? das curvas.
?Estou bastante animado, tanto com um quanto com outro modelos?, diz Ivan Bastos. ?Estamos nas vias finais de negociações tanto das cotas de patrocínios quanto com pilotos que vão dividir conosco a condução das máquinas. É bem provável que tenhamos peruanos como companheiros?, finaliza Ivan, que na Mil Milhas deste ano dividiu a condução de um Corsa da categoria ?IV? com o peruano Frederick Fraola e com os gaúchos Jorge Rodrigues e João Mello, todos eles prováveis participantes também da corrida do próximo dia 26. |