Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Subiu para 27 o número de brasileiros com passagem pelo ?circo?
 
Com a inclusão dos nomes do mineiro Cristiano da Matta - que foi confirmado nesta terça-feira como piloto da Toyota - e do amazonense Antonio Pizzonia - que na semana passada foi anunciado pela equipe Jaguar para a disputa da próxima temporada do ?circo? ?, subiu para 27 o número de pilotos brasileiros que já conseguiram chegar à Fórmula 1, categoria cobiçada por nove entre dez pilotos que iniciam suas carreiras no Kart.

Foi Francisco Landi, o eterno ?Chico?, falecido em 7 de junho de 1989, que abriu uma fresta na porta de entrada para a Fórmula 1 ao disputar cinco corridas entre as temporadas de 1951 e 1956.

A partir da participação de ?Seo Chico?, Gino Bianco, Hernando Silva Ramos e Fritz DOrey marcaram seus nomes na lista de presenças verde e amarelas na categoria top, tendo disputado respectivamente 4, 7 e 3 Grandes Prêmios.

Mas as portas da mais badalada e cobiçada categoria de automobilismo do planeta só se escancararam para nossos pilotos depois que o paulista Emerson Fittipaldi mostrou o quanto há de talento em nossos ?botas?, conquistando os títulos nas temporadas de 1972 e 1974.

A partir da ?Era Emerson?, a raça brasileira foi representada por cinco nomes, o mais destacado deles José Carlos Pace, o ?Moco?, que morreu num acidente aéreo em 1977, justamente o ano em que poderia se dar bem no campeonato com seu Brabham.

Foi com o carioca Nelson Piquet Souto Mayor que o verde e amarelo voltou a ofuscar as cores dos demais países envolvidos na disputa, já que prevaleceu sobre as demais bandeiras representadas nos certames de 1981, 1983 e 1987.

Até que a estrela brasileira voltasse a brilhar na ?Era Ayrton Senna?, que teve seu auge com os títulos de 1988, 1990 e 1991, passaram pelo ?circo? três pilotos: Chico Serra, Raul Boesel e Roberto Moreno, este último um recordista no número de equipes defendidas: 8 no total.

Depois do trágico 1º de maio de 1994, quando Ayrton Senna teve morte instantânea ao colidir seu Williams contra o muro de proteção do circuito de Ímola, 7 pilotos brasileiros entraram para a lista de participações no ?circo?, muitos deles embarcando em verdadeiras ?canoas furadas?, sendo vítimas de times que jamais deixaram a condição de ?eternas promessas?...

O oitavo nome da relação da fase pós Senna é o de Rubens Barrichello, que na próxima temporada continuará na Ferrari, justamente o time pelo qual compete aquele que é indiscutivelmente o melhor piloto em atividade da atual fase da Fórmula 1: Michael Schumacher, o alemão que não fez nada diferente que não conquistar títulos nos últimos três anos.

Barrichello, Pizzonia e Da Matta serão nossos representantes na próxima temporada, quando, dificilmente, mas tomara, seja iniciada uma nova era de domínio verde e amarelo na Fórmula 1.

Confira quais os brasileiros que já estiveram ou estarão competindo no ?circo? clicando aqui.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados