Apesar da matemática indicar que o paulista Chico Serra reúne chances de ser o campeão brasileiro pelo quarto ano consecutivo já na corrida do próximo dia 3 de novembro em Londrina, a lógica do Campeonato Brasileiro da Stock Car V8 2002 indica que a definição do título só vai mesmo acontecer na prova final, que está marcada para o dia 24 do próximo mês em Interlagos.
Isso porque, para deixar a pista norte-paranaense como campeão, Serra terá de ganhar (o que não é de tudo impossível), mas terá de torcer para que os outros quatro pilotos com chances na tabela não pontuem, o que, pelo equilíbrio que se viu nas provas disputadas até agora, é praticamente impossível, principalmente tendo em vista o fato de que a partir desta temporada os pontos são atribuídos aos 15 melhores colocados numa disputa.
Desconsiderando seus dois piores resultados ? conforme previsto pelo regulamento ? Serra permanece com os mesmos 137 pontos brutos marcados na temporada, já que ?joga fora? as disputas de Campo Grande e Curitiba, onde não pontuou.
Ainda na hipótese da adoção agora dos descartes (o que claro, só pode ser feito após a última corrida), Ingo Hoffmann chegaria a Londrina com apenas 3 pontos a menos que Serra, e Beto Giorgi - o atual vice-líder da classificação -, cairia para terceiro por ter de ?jogar fora? uma pontuação ?útil?, mas não deixaria a condição de ameaça a mais um título de Chico, já que passaria a ter 129, ou seja, apenas 8 pontos a menos.
A vide de Serra na prova Londrinense fica ainda mais complicada se considerado o fato de que a suposta adoção agora dos descartes deixaria os atuais quarto e quinto colocados na tabela Flávio ?Nonô? Figueiredo e Carlos ?Cacá? Bueno, respectivamente, a 28 e 29 pontos de distância, ou seja, para ?chegar lá? antecipadamente, Chico terá de torcer para que também eles não pontuem.
E tem mais...
Além das, chamemos assim, ?dificuldades matemáticas? que terá de enfrentar na disputa da próxima semana, Francisco Adolpho Serra terá a retrospectiva das provas londrinenses também concorrendo contra si, já que ganhou apenas uma das 13 disputas já travadas pela Stock Car no complicado traçado de 3.024 metros.
O grande vencedor nas provas já disputadas no Autódromo Internacional Ayrton Senna é Xandy Negrão, que chegou na frente em 5 ocasiões; a vice-liderança do ranking de triunfos é dividida entre Adalberto Jardim, Paulo Gomes e Ingo Hoffmann, este último o ganhador das duas últimas disputas em Londrina, a última delas em 19 de maio deste ano, quando a pista foi escolhida para substituir a de Goiânia, onde as obras de reforma ainda não síram do papel.
Clique aqui para conferir todos os vencedores das provas em Londrina, ou aqui para conferir como está a tabela de pontuação. |