|
Stock Car: uma história que poucos se lembram |
|
Pouca gente se lembra, mas a Stock Car já teve uma rodada de seu Campeonato Brasileiro realizada no Autódromo Virgílio Távora, situado no município de Euzébio, que integra a região metropolitana de Fortaleza, a capital do Ceará.
A corrida que levou os Opalas então usados na categoria que nasceu usando os carros da extinta divisão 3 aconteceu em 1979, mais precisamente no dia 14 de julho, e valeu pela 7ª etapa do primeiro certame nacional realizado pela categoria que é a mais antiga de Turismo de nosso país.
A prova cearense da Stock Car em 79 começou e terminou com o domínio do goiano José Olímpio de Alencar Júnior, ou simplesmente Alencar Júnior, que após sair na pole position - estabelecida com a marca de 1min14s87 -, cruzou a linha de chegada depois de 1h04min12s35, quando estava à frente do paulista Zeca Giaffone - hoje o responsável pela construção dos chassis usados na categoria, que é equipada com motores V8 -, e de Paulo Gomes, o "Paulão", piloto de Ribeirão Preto que no último sábado assegurou a pole position para a rodada número 10 do Campeonato Brasileiro de 2002, disputada em Curitiba.
Quem certamente não tem saudade da disputa de 1979 que contou com a participação de 16 carros é Ingo Hoffmann, que venceu a corrida do último domingo em Curitiba. O piloto paulista que hoje acumula 11 títulos na categoria teve um sem número de problemas, não conseguindo ir além do 14º lugar na pista cearense.
Para quem gosta de história, aí vão os 10 primeiros naquela prova:
1) Alencar Junior (GO)
2) José Prospero Giaffone (Zeca Giaffone, SP)
3) Affonso Giaffone Júnior ("Affonsão", SP)
4) Paulo de Mello Gomes ("Paulão", SP)
5) Waltemir Spinelli (SP)
6) Joaquim Catanhede (DF)
7) Osorio Araújo (SP)
8) Reinaldo Campello (SP)
9) Luiz Donizetti (MG)
10) Raul Boesel (PR) |
 |
Jorge Kraucher |
|