Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Quatro anos, dois títulos
 
O mineiro Cristiano da Matta conquistou neste domingo seu segundo título em competições de caráter internacional.

A primeira conquista do piloto natural de Belo Horizonte que é filho do campeão brasileiro de Marcas Toninho da Matta aconteceu em 1998, quando superou o inglês Guy Smith na tabela final do certame da Fórmula Indy Light, categoria extinta no final do ano passado (2001).

A estréia de Da Matta na Fórmula CART/FedEx aconteceu em 1999, quando, defendendo as cores da Arciero-Wells Racing, arrebatou o status de melhor estreante do ano, tendo fechado o ano no 18º lugar da tabela de classificação.

Em 2000, correndo pela PPI Motorsports, Cristiano venceu pela primeira vez na F-CART, em Chicago. Encerrada a temporada, Da Matta foi o 10º do quadro de pontos.

No ano passado, sua primeira temporada na equipe Newman-Haas (a mesma pela qual sagrou-se campeão neste domingo), Da Matta ganhou as provas no México, na Austrália e na Califórnia, fechando o ano no quinto posto da classificação, com 140 pontos.

O belo-horizontino que no último dia 19 de setembro festejou seu 29º aniversário abriu com vitória a temporada deste ano, chegando na frente da disputa travada no circuito mexicano de Monterrey. Os triunfos seguintes foram conquistados consecutivamente nas provas em Laguna Seca, Portland, Chicago e Toronto. A corrida em Mid Ohio foi a última antes da deste domingo ganha por Da Matta, que em Miami foi ao topo do pódio pela 7ª vez, atingindo um total de 212 pontos, soma que não pode mais ser alcançada por nenhum de seus adversários nas disputas que ainda serão travadas em 2002.

Até o final da temporada, Da Matta cumprirá tabela nas provas marcadas para o dia 27 de outubro na Austrália, para 3 de novembro em Fontana, nos Estados Unidos, e para o dia 17 do mesmo mês, no Autódromo Hermanos Rodrigues, no México.

O também belo-horizontino Bruno Junqueira dificilmente deixará escapar o vice-campeonato.
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados