|
Da Matta pode terminar o domingo em festa |
|
O mineiro Cristiano da Matta - que vem sendo cotado para pilotar pela equipe Toyota de Formula 1 na temporada 2003-, pode sagrar-se campeão da Formula CART/FedEx no próximo domingo, quando a categoria terá disputada num circuito de rua de Miami, nos Estados Unidos, a 15ª das 19 etapas totais previstas pelo calendário 2002.
Para liquidar a fatura antes do encerramento da temporada, o piloto de Belo Horizonte precisa concluir a corrida deste final de semana marcando 10 pontos a mais que seu conterrâneo Bruno Junqueira, e conquistando uma vantagem de 3 pontos sobre o terceiro colocado na tabela, o escocês Dario Franchitti.
O traçado da Florida que vai sediar as disputas não é exatamente uma novidade no calendário da F-CART, mas sim uma pista que esta retornando a ele depois de 7 anos.
Dos 27 pilotos que participaram da prova em Miami que abriu a temporada de 1995 ? onde Jacques Villeneuve, hoje na equipe BAR de F-1 largou na pole position e venceu -, apenas 5 estarão entre os 19 que vão formar o grid da disputa desse final de semana: o brazuca Christian Fittipaldi, o norte-americano Jimmy Vasser, o mexicano Adrian Fernandez, o também americano Michael Andretti e Paul Tracy, canadense, como o vencedor Villeuneve.
Apesar da chance de ser já o campeão da temporada 2002, Da Matta evita o clima de ?já ganhou?, dizendo apenas esperar poder realizar uma boa corrida, já que, segundo suas palavras, ?o carro tem se apresentado muito bem nos circuitos mistos e de rua?.
Para esta sexta-feira estão programados um treino livre e uma sessão de classificação, programa idêntico ao que será cumprido no sábado. A prova do domingo terá 105 voltas, com a largada programada para as 14h00, pelo horário de Brasília. |
 |
Jorge Kraucher |
|