Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
A infra-estrutura evoluiu, mas não o ar hospitaleiro dos guaporenses
Sábado, 31 de Agosto de 2002
 
Ao sediar a segunda corrida da então recém-criada Stock Car, em 29 de abril de 1979, a cidade de Guaporé não tinha ruas calçadas, não contava com mais de 5 mil habitantes e dispunha de pouquíssimas linhas telefônicas, então, um luxo a disposição de poucos.

Para falar com o "mundo exterior", à época, era necessário primeiro encontrar um telefone, e depois solicitar à operadora a ligação que podia demorar até 4 horas para ser completada.

Além dos poucos terminais telefônicos, os jornalistas presentes à cidade dispunham de algo que refletia o que havia de mais moderno em termos de comunicação: os aparelhos de Telex que os proprietários de um Curtume local faziam questão de franquear aos sempre bem-vindos visitantes.

Na tomada de tempos para a corrida que marcou a estréia de Ingo Hoffmann na categoria ? ele acabara de retornar da Europa ?, a posição de honra foi garantida pelo paulista Affonso Giaffone Júnior, que com um Opala percorreu os 3.080 metros da pista situada no final da avenida principal da cidade em 1min29s024.

Agora, 23 anos mais tarde, Hoffmann já acumula 11 títulos na categoria, e Paulo Gomes - o único piloto além de Ingo a ter participado da prova de 79 -, já conquistou 3. Os "Opalões" cederam espaço para carros com chassis construídos especialmente para competições, veículos com "cara" de Vectra empurrados por propulsores V8 de 450 cavalos.

A evolução tecnológica dos carros fez com que o tempo da pole despencasse 16 segundos. Guaporé já tem estrada de acesso e ruas bem pavimentadas, e já é possível até mesmo falar com o mundo instantaneamente, a partir do próprio circuito.

Evoluiu a categoria e a infra-estrutura de Guaporé, onde já é possível permanecer sem ter de recorrer ao Seminário, a única opção que havia para hospedagem além do sempre abarrotado "Hotel Topo Gigio".

Muita coisa mudou nestes 23 anos, nas 8 vezes que a Stock Car já havia corrido em Guaporé. Apenas um aspecto permanece inalterado: o ar bucólico e a arte de receber bem dos hoje 20 mil habitantes do município que está situado a 235 quilômetros da capital gaúcha Porto Alegre.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 01/09 - Comboio já deixou a pista sul-rio-grandense
 01/09 - "Quero ver do que eles vão reclamar agora", desabafou Bueno
 01/09 - Ingo se aproximou de Serra na tabela de classificação
 01/09 - "Lavamos a alma", diz Chanoski
 01/09 - Ultrapassagem na penúltima volta valeu a vitória a Bueno
 01/09 - Pamplona foi o melhor no treino de aquecimento
 31/08 - Diversas barracas rondam o traçado de Guaporé
 31/08 - Pamplona voltou a dominar um treino em Guaporé
 30/08 - Mais da metade dos pilotos participou da disputa há 2 anos
 30/08 - Negrão marcou a pole para a prova de 2000
 30/08 - Figueiredo dominou o treino final em Guaporé
 30/08 - Treino de há 2 anos terminou com Justino na frente
 30/08 - Domínio carioca no primeiro treino nas Serras gaúchas
 29/08 - Motores começam a roncar ao meio-dia desta sexta-feira
 26/08 - Stock Car fará sua 9ª passagem pelas Serras gaúchas


Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados