Pouco mais de 23 anos após ter sediado sua primeira prova da categoria, e praticamente 5 meses depois de ter sido palco da corrida de abertura do campeonato 2002, o Autódromo Internacional Nélson Piquet, no bairro carioca de Jacarepaguá, volta a ser sede de uma batalha na guerra pelo título.
A Stock Car correu pela primeira vez no traçado que tem 4.933 metros de extensão no dia 27 de maio de 1979, uma disputa onde o paulista José Próspero Giaffone, o "Zeca", saiu na pole position e venceu.
A bordo de um modelo Opala que era utilizado por todos os pilotos na temporada de estréia da Stock Car, Giaffone conquistou a posição de honra ao marcar 2min25s12. Na corrida, o paulista que hoje comanda a empresa responsável pela manutenção dos motores V8, precisou de 51min05s99 para, à média de 123,798 quilômetros por hora, subir ao mais alto degrau do pódio, onde teve a companhia do ribeirãopretano Paulo Gomes, o "Paulão", e do carioca João Palhares, o "Capeta", que completaram a disputa respectivamente na segunda e terceira posições.
Se não conseguiu superar Zeca, Paulão deixou seu nome marcado na história da corrida de estréia da Stock no Rio de janeiro ao fazer a volta mais rápida da corrida, completada em 2min24s92, à média de 124,991 km/h.
Pista sediou a prova de abertura do campeonato 2002
A pista em Jacarepaguá foi o front da batalha inicial na guerra pelo título da Stock Car V8 em 2002. Dos pilotos que haviam disputado a corrida de 1979, apenas 2 se inscreveram para os "pegas" do último dia 17 de março: Paulo Gomes e Ingo Hoffmann.
A exemplo do que ocorreu no terceiro mês deste ano, também a Stock Car Light estará integrando a programação do próximo final de semana.
A classificatória de março na divisão principal terminou com uma surpresa: o carioca Eduardo "Duda" Pamplona conquistou a posição de honra, marcada com o tempo de 1min59s958. Pela Stock Light, o melhor na sessão de classificação foi o paulista Thiago Camilo, que marcou 2min04s990 em seu giro mais veloz.
Nas 20 voltas da corrida da Stock Car Light, quem se saiu melhor foi o também paulista Luciano Zangirolami, que foi ao pódio em companhia de seu conterrâneo Tiago Gonçalves, e do catarinense Mateus Greipel.
Já a divisão principal realizou uma disputa memorável: na chegada o vencedor Chico Serra tinha o também paulista Guto Negrão com a frente do seu colado na traseira do Stock, e Beto Giorgi, também de São Paulo, bem próximo.
A programação deste final de semana terá início na sexta-feira, quando os pilotos da V8 irão realizar treinos extras, onde poderão testar o câmbio seqüencial, novidade que fará sua estréia nos carros na corrida do domingo. |