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O Ceará volta a sediar o Brasileiro de Kart |
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Quatro anos depois de ter sediado as disputas dos pilotos mais velhos, o Kartódromo Júlio Ventura, no município cearense de Euzébio, na região metropolitana de Fortaleza, vai se tornar outra vez o centro das atenções do kartismo brasileiro.
É que pilotos das categorias Cadete (PCK), Júnior Menor (PJMK), Júnior (PJK), Intercontinental C Sudam (ICC SUDAM) e Novatos (PK), começam a treinar para a participação na edição número 37 do Campeonato Brasileiro de Kart, que será definido depois da disputa de quatro corridas, e do descarte do pior resultado alcançado numa delas.
Antes de se enfrentarem "prá valer" ? o que vai acontecer na sexta e no sábado -, os kartistas cumprirão uma série de treinos livres onde poderão ajustar seus equipamentos ao traçado de 1.070 metros, e principalmente assimilar os trechos da pista que tem 7 curvas à esquerda e 5 à direita.
Um "review" do "Brasileirão" 98
Realizada entre os dias 21 e 26 de julho de 1998, a 33ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart teve como palco o mesmo Kartódromo Júlio Ventura que na próxima sexta-feira e no sábado será sede das brigas pelo status de melhor piloto do kartismo nacional nas categorias Cadete, Júnior Menor, Júnior, Intercontinental C Sudam e Novatos.
Em 98, a pista que tem 1.070 metros de extensão recebeu pilotos das categorias Sênior "A" e "B" e Graduados, também com as divisões "A" e "B".
Na Sênior "A", o campeão foi o gaúcho Cláudio Ricci, que atualmente disputa o Campeonato Brasileiro Brascar de Protótipos e Turismo. Seu título foi garantido depois da conquista de 4 vitórias, e o descarte de uma delas, o que o fez ficar com um total de 33 pontos válidos. O vice-campeonato ficou para o mineiro Marcelo Salmucci, que somou 24 pontos úteis, apenas 1 a mais que o 3º melhor colocado, Eduardo Simão, também representante de Minas Gerais.
Pela Senior "B", o campeão foi o também mineiro Flávio Douglas "Tito", que somou um total de 33 pontos úteis, contra 27 do vice-campeão Hybernon Cysne (hoje piloto da divisão Light da F-3 Sul-americana), e 24 do paulista Luiz Ornelas, o terceiro na pontuação final.
O status de melhor da categoria Graduados "A" nos pegas dos kartistas da "safra de
Talentos" de 1998 foi conquistado pelo paulista Christiano "Tuka" Rocha. Ao final das batalhas na guerra de 98 "Tuka" (que atualmente compete na F-Super Nissan) somava 28 pontos, 2 de vantagem sobre o vice-campeão Raphael Matos, de Minas Gerais, e 3 pontos úteis à frente de Diego de Freitas, piloto natural da Bahia que hoje corre na Fórmula Renault Brasileira.
Já na Graduados "B" o título de melhor piloto brasileiro de 98 foi para Minas Gerais pelas mãos de João Laborne, que encerrou as disputas em solo cearense com 28 pontos, a mesma quantidade útil alcançada pelo paranaense Marco Dorigon, que teve de se conformar com o segundo lugar por não ter vencido nenhuma prova. O terceiro na classificação, com 23 pontos, foi o rondoniense Pedro Araújo, outro piloto que atualmente corre no Brasileiro da F-Renault.
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Jorge Kraucher |
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