|
Dobradinha brasileira em Portland |
|
O brasileiro Cristiano da Matta venceu neste domingo a G.I. Joe?s 200, sexta etapa da Fórmula CART que foi disputada no Portland International Raceway. Foi a terceira vitória do piloto da Newman-Haas na temporada, que disparou na liderança da tabela de classificação com 73 pontos. Bruno Junqueira subiu ao pódio na segunda colocação, seguido do escocês Dario Franchitti.
A corrida começou tumultuada, com o diretor de prova obrigando os pilotos a fazerem três voltas extras para alinhar os carros para a largada. Com a bandeira verde acionada, logo na primeira curva Adrian Fernandez, Scott Dixon e Tora Takagi se envolveram num acidente sem maiores conseqüências e a bandeira amarela foi agitada.
Kenny Brack assumiu a liderança numa excelente ultrapassagem sobre o brasileiro Cristiano da Matta, que passou a perseguir bem de perto o sueco. Os dois passaram a se distanciar do terceiro colocado, o canadense Alex Tagliani, e todos os pilotos entraram nos boxes para o pit stop obrigatório na volta de número 30. A equipe Chip Ganassi trabalhou bem e, não só retornou com Brack em primeiro, como colocou o brasileiro Bruno Junqueira em terceiro.
A corrida seguiu com alguns incidentes, um deles provocado pelo canadense Paul Tracy, que praticamente ?atropelou? o brasileiro Christian Fittipaldi. Tracy abandonou com problemas na suspensão. A partir da 45ª volta, quando os líderes começaram a encostar nos retardatários, Bruno Junqueira aproveitou-se da situação e aproximou-se dos líderes Brack e Cristiano.
Na 61ª passagem, os pilotos foram obrigados a fazer um novo pit stop. Kenny Brack entrou em primeiro, seguido de Cristiano da Matta e Bruno Junqueira. Brack saiu na frente mas perdeu a roda traseira esquerda logo assim que saiu dos boxes. Com isso, Cristiano assumiu a liderança e permaneceu na frente até a volta de número 110, quando recebeu a bandeirada quadriculada.
Confira como terminou a G.I. Joe?s 200:
1º) Cristiano da Matta (BRA, Newman-Haas Racing, L/T), 110 voltas em 2h03m19s113
2º) Bruno Junqueira (BRA, Chip Ganassi Racing, L/T), a 0s625
3º) Dario Franchitti (ESC, Team Green, L/H), 7s761
4º) Townsend Bell (EUA, Patrick Racing, R/T), 8s455
5º) Patrick Carpentier (CAN, Forsythe Racing, R/F), a 21s475
6º) Michel Jourdain Jr. (MEX, Team Rahal, L/F), 34s991
7º) Scott Dixon (NZL, Chip Ganassi Racing, L/T), 39s707
8º) Tony Kanaan (BRA, Mo Nunn Racing, L/H), 44s604
9º) Michael Andretti (EUA, Team Motorola, L/H), 56s776
10º) Mario Dominguez (MEX, Herdez Competition, L/F), a 1 volta
11º) Shinji Nakano (JAP, Fernandez Racing, L/H), a 1 volta
12º) Alex Tagliani (CAN, Forsythe Racing, R/F), a 1 volta
13º) Christian Fittipaldi (BRA, Newman-Haas Racing, L/T), suspensão
14º) Adrian Fernandez (MEX, Fernandez Racing, L/H), acidente
15º) Kenny Brack (SUE, Chip Ganassi Racing, L/T), roda
16º) Jimmy Vasser (EUA, Team Rahal, L/F), câmbio
17º) Paul Tracy (CAN, Team Green, L/H), acidente
18º) Tora Takagi (JAP, Walker Racing, R/T), acidente |
 |
Luiz Rodrigues |
|