Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Multimídia auxiliou na construção dos campeoníssimos R8
Domingo, 16 de Junho de 2002
 
Se vão ou não vencer de novo a competição de longa duração mais tradicional do planeta é difícil dizer, uma vez que nas 7 horas restantes há muito por vir.

Fato é que os Infineon Audi R8 eram já no início dos treinos, antes da classificatória, e ainda são neste momento os carros com maior potencial para de novo estarem à frente quando terminar a maratona no "Circuit de La Sarthe".

O enorme potencial dos carros desenvolvidos e produzidos pela marca alemã dos quatro anéis tem como explicação, claro, além do investimento, também a tecnologia de ponta que foi aplicada em todas as etapas de sua concepção, do projeto inicial ao planejamento de estratégias para o alcance do tricampeonato.

O uso do sistema CadCam, hoje bastante comum em toda a indústria automobilística, é apenas a ponta do iceberg na tecnologia que foi empregada no prazo entre a idéia e a entrada do modelo na pista para treinos, treinos e mais treinos.

Os ensaios acabaram sendo um toque a mais no aperfeiçoamento das máquinas, que antes mesmo de serem levadas à pista já tinham suas reações praticamente todas conhecidas e mapeadas pelos técnicos, já que um programa especial de computador fez todas as simulações possíveis e imagináveis antes mesmo que qualquer um dos 9 pilotos contratados para a condução das 3 máquinas precisasse se importar em tirar do armário o capacete, o macacão, as luvas, sapatilhas e balaclavas.

Tanta tecnologia, acabou chamando a atenção da japonesa Team Goh International, equipe que adquiriu um dos exemplares do R8 para a disputa deste ano. Conduzido pelo trio Seiji Ara/Yannick Dalmas/Hiroki Katoh, o "R8 à japonesa" ocupava a 7ª colocação no momento em que os líderes Frank Biela/Emanuele Pirro/Tom Kristensen (campeões das provas de 2000 e 2001 em Le Mans) passaram pela 280ª vez defronte à Torre de Cronometragem do circuito que todos os anos no mês de junho se torna a Meca para os amantes das competições de Endurance.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 16/06 - Conheça todos os vencedores da 24 Horas de Le Mans
 16/06 - Uma máquina de vencer em Le Mans
 16/06 - 24 Horas de Le Mans: Resultado final - geral
 16/06 - Há mais um ano de trabalho duro para a concorrência
 16/06 - Resta pouco mais de 1 hora de disputas em Le Mans
 16/06 - 24 Horas de Le Mans: Parcial com 301 voltas
 16/06 - Nenhuma mudança nas primeiras posições em Le Mans
 16/06 - Patrocinadora dos Audi é fábrica de semicondutores
 16/06 - "A coisa" acabou parando na brita
 16/06 - A guerra pelas categorias na pista francesa
 16/06 - As posições na 250ª passagem da prova em Le Mans
 16/06 - Luz do dia é a única novidade em Le Mans
 16/06 - Já são 13 os carros na lista de baixas definitivas
 16/06 - Le Mans: Veja a parcial da 200ª volta
 16/06 - Completadas 200 voltas na pista francesa
 15/06 - Além da metade da prova, continua o domínio dos R8
 15/06 - Le Mans: Parcial com 179 voltas
 15/06 - 24 Horas de Le Mans: parcial com 132 voltas
 15/06 - Os Audi continuam na frente Le Mans
 15/06 - O carro bicampeão continua a comandar as ações

1 2 3

Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados