A cidade de Sarthe, um lugarejo distante 190 quilômetros ao Norte de Paris, volta a ser neste final de semana a Meca dos amantes das corridas de Grã Turismo.
A 24 Horas de Le Mans vai de novo fazer com que a população praticamente dobre no lugar que em tempos de intervalo entre as provas não tem mais que 148 mil habitantes, um número que é praticamente metade daquele que os promotores da corrida mais badalada do planeta esperam reunir nas arquibancadas.
Gente dos mais diversos cantos do planeta estará presente ao evento, o que pela 70ª vez desde 1923 vai provocar uma mistura interessante de línguas e costumes nos bastidores, onde praticamente se repete o que ocorre também dentro da pista, onde carros de tecnologia avançada e visual agressivo estarão dividindo o mesmo espaço com modelos que mais parecem terem sido construídos a partir de um desenho feito por algum pimpolho num pedaço qualquer de papel.
O mundo contra a Audi
A Audi, marca que conquistou as vitórias nas duas últimas edições da 24 Horas de Le Mans, será sem dúvida o alvo principal dos times concorrentes, muitos dos quais começaram a preparar suas fantásticas máquinas já na semana seguinte à corrida do ano passado , realizada entre os dias 17 e 18 de junho.
O poderio dos modelos R8 ficou demonstrado já nas sessões classificatórias para a disputa de 2001, quando os três protótipos inscritos pela fábrica alemã conquistaram nada menos que as três principais posições para o alinhamento.
Laurent Aiello/Rinaldo Capello/Christian Pescatori saíram da pole position depois de marcarem 3min32s429; Frank Biela/Emanuele Pirro/Tom Kristensen ? que acabaram ganhando a corrida pelo segundo ano consecutivo ?, alinharam na segunda posição, enquanto a terceira do grid foi ocupada pelo carro do trio Johnny Herbert/Ralf Kelleners/ Didier Theys.
A concorrência mais próxima
Verdade que a Audi ainda pode se considerar vitoriosa em Le Mans, já que os italianos Capello e Pescatori ? que desta vez terão como companheiro o inglês Johnny Herbert ? asseguraram a melhor marca nos treinos oficiais.
Porém, os atrevidos franceses Stephane Sarrazin e Frank Montagny, que vão dividir com o sueco Stefan Johanson a condução de um Dallara/Judd da Team Oreca, tiveram a "ousadia" de empurrar para a terceira e quarta marcas os dois outros carros da fábrica alemã.
Estará a Audi próxima de perder seu reinado?. É impossível fazer qualquer prognóstico, até porque sequer o grid para a corrida foi definido, e depois dele haverão pela frente nada menos que 24 horas de disputas numa corrida que é sempre uma caixinha de surpresas, como por exemplo a chuva, uma constante na prova do ano passado.
Serão sem dúvida 24 horas bastante intensas, e você, claro, vai ficar sabendo tudo através do seu Speed On Line .
Como aperitivo, clique aqui para conferir os tempos marcados nos treinos livres para a corrida que tem sua largada prevista para às 11 horas da manhã do sábado, pelo horário de Brasília. |