|
Em busca do 61º triunfo, Bridgestone terá dois novos compostos |
|
|
 |
De olho no 5º triunfo em Mônaco, a Bridgestone desenvolveu novos compostos para seus pneus
|
 |
A japonesa Bridgestone desenvolveu dois novos compostos de pneus para suprir seus clientes neste final de semana, quando as ruas do principado de Mônaco estarão sediando a 7ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
Além do óbvio objetivo de manter a dianteira em relação à concorrente francesa Michelin, a fábrica nipônica tem um outro motivo para ter feito com que seus técnicos se trancassem no laboratório: a possibilidade de alcançar o 61º triunfo no "circo", o 5º consecutivo nos 3,328 metros do traçado que é sem dúvida o mais belo de todo o calendário da Fórmula 1.
"Chegaremos a Mônaco com um bom índice de aproveitamento das possibilidades de vitória nesta temporada. Nossa atuação nas corridas lá tem sido impressionante até agora, o que me deixa otimista quanto à possibilidade de um final de semana triunfal", diz Hiroshi Yasukawa, Diretor de Motorsport da Bridgestone, que emenda: "Quatro de nossas equipes completaram na zona de pontos as duas últimas corridas, e estamos fazendo tudo o que podemos para ajudá-las a cumprir suas ambições no domingo", diz.
Segundo Yasukawa, os compostos que serão usados no Principado têm de ser bastante precisos: "Os compostos para Mônaco são sempre os mais macios para aproveitar qualquer oportunidade oferecida pelas características da pista", ele conta, ressaltando que "Os ajustes que cada um pode fazer para atingir o agarre e melhorar a dirigibilidade do carro ao redor do sinuoso traçado de rua são limitados, assim que a seleção adequada dos pneus pode fazer uma significativa diferença", conta.
Destacando que os times clientes não realizaram nenhum tipo de teste específico já que as características do traçado de Mônaco são únicas, Yasukawa contou que os compostos usados na construção dos pneus "são os mais macios dos quais dispomos".
O técnico disse ainda que os pneus que serão usados no final de semana foram fabricados num processo especialmente desenvolvido para as características do traçado, ressaltando que a construção aconteceu a partir dos dados que a fábrica coletou "nas últimas cinco corridas disputadas em Mônaco".
A programação começa na quinta-feira, com a realização de dois treinos livres, um entre às 6h00 e 7h00 e outro das 8h00 às 9h00. Outros dois ensaios ? o primeiro das 4h00 às 4h45 e o outro das 5h15 às 6h00 ? serão realizados no sábado, quando a sessão classificatória acontecerá entre às 8h00 e 9h00. A Corrida do domingo terá largada às 9h00 (sempre no horário de Brasília), e será disputada em 78 voltas. |
 |
Jorge Kraucher |
|