Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Indianápolis terá uma nova barreira de proteção
 
O Indianapolis Motor Speedway, que no final deste mês sediará uma das mais tradicionais provas do automobilismo do planeta, a "500 Milhas de Indianápolis", terá ao redor da pista uma novidade já a partir dos treinos livres para a corrida, que serão realizados a partir da próxima semana.

Trata-se de um novo dispositivo para a absorção de impactos, o "SAFER" (Steel and Foam Energy Reduction), ou redutor de energia de aço e espuma, numa tradução livre.

O desenvolvimento da nova barreira começou a ser feito em 1998, num trabalho conjunto entre os responsáveis pela segurança na pista mais tradicional do automobilismo norte-americano e os Engenheiros da Universidade de Nebraska.

Dois anos mais tarde ? em 2000, portanto - a NASCAR juntou-se ao projeto. ?A NASCAR aprecia trabalhar com Tony George e sua equipe", contou Gary Nelson, um dos principais dirigentes da Stock Car americana, segundo quem o clima entre os envolvidos com a categoria que representa é de "Muito otimismo e interesse na continuidade do desenvolvimento do SAFER?.

Tony George, o dirigente máximo do Indianapolis Motor Speedway, orgulha-se de ser o mentor do novo projeto, ressaltando que a pista que representa "É líder em segurança automotiva e inovações quanto a segurança desde sua fundação, em 1909. O anuncio de uma nova barreira de absorção de impactos representa um novo marco nessa longa história, e não será o último", ele garantiu.

George falou ainda que "O Indianapolis Motor Speedway no mês de maio é o lugar perfeito para instalar e testar o SAFER em função do grande número de equipes e pilotos que teremos aqui nos treinos, quando poderemos ter um ´feedback´ com respeito ao funcionamento do dispositivo". Ele destacou ainda que "Não gostaria que as barreiras sofressem impacto durante o período de treinos, mas não podemos deixar de usá-las neste período para avaliar sua performance antes de decidirmos se têm condições de ser usada na corrida", concluiu.

Quase 4 quilômetros do novo dispositivo de absorção de impacto recobrirão os muros originais da pista já no início dos treinos, que começarão na próxima segunda-feira, e se estenderão até a sexta. No sábado será disputado o "Pole Day", onde será conhecido o piloto que ocupará a posição de honra na corrida que está marcada para o dia 26 de maio.

Seis dos 32 pilotos já inscritos para a corrida ? 8 times inscreveram seus carros, mas não anunciaram ainda quem irá pilotá-los - são brasileiros: pela Mo Nunn Racing estarão buscando um lugar no grid (do qual podem participar 33 carros) Tony Kanaan e Felipe Giaffone; Bruno Junqueira correrá pela Chip Ganassi Racing, enquanto Aírton Daré competirá pela A.J. Foyt Enterprises. Gil de Ferran e Hélio Castro Neves ? este último vitorioso na "500 Milhas do ano passado" - estarão defendendo a Team Penske, uma das equipes tidas como favoritas à vitória na disputa que marcará a 86ª edição da mais badalada corrida do automobilismo norte-americano.

Leia também:
Há 15 anos, circuito de rua brasileiro teve "SAFER" Tupiniquim
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados