|
Toyota azeda a festa da Honda em Montegi |
|
Bruno Junqueira venceu na madrugada deste sábado a Bridgestone Potenza 500, terceira etapa da Fórmula CART que foi disputada no circuito de Montegi, no Japão. O brasileiro cruzou a linha de chegada na frente depois de 2h00min05s882 de prova. Em segundo lugar ficou o canadense Alex Tagliani, seguido do escocês Dario Franchitti.
A prova teve um começo tranqüilo, com Tony Kanaan contornando a primeira curva na frente, ultrapassando Junqueira que largara na pole position. O que se viu até acontecer a primeira bandeira amarela, provocada pelo norte-americano Jimmy Vasser que teve seu carro em chamas na 40ª volta, foram vários pilotos se alternando pela liderança, entre eles o canadense Paul Tracy.
Mas a festa de Paul Tracy, que disputou a prova com um chassi Lola, e da Honda, que poderia pela primeira vez conquistar uma vitória dentro do seu próprio circuito, acabou na volta de número 84, com a suspensão dianteira direita de seu carro completamente danificada provavelmente por um toque no muro.
Tony Kanaan voltou a assumir a ponta da corrida e a festa da Honda ainda podia se concretizar, já que o brasileiro também disputa o campeonato com os propulsores japoneses. Mas foi justamente o motor que deixou o piloto da Mo Nunn Racing na mão depois de liderar 72 voltas.
O momento mais tenso da prova aconteceu na 139ª passagem, quando o norte-americano Townsend Bell perdeu o controle de seu Reynard/Toyota e bateu violentamente contra o muro da Curva 2. A equipe de resgate chegou rapidamente ao local e o piloto foi levado para o Centro Médico do autódromo com suspeita de fratura nas pernas.
Depois de muitas trocas de posições devido as paradas nos boxes para troca de pneus e reabastecimento, o brasileiro Bruno Junqueira já despontava como vencedor da prova e chegou a dar uma volta no segundo colocado. O piloto cruzou a linha de chegada com seu Lola/Toyota a uma vantagem de 12s282 para o canadense Alex Tagliani e tirou a hegemonia da Ford, que vencera as quatro provas já disputas no circuito. E, de quebra, ainda azedou a festa da Honda, derrotando a rival em sua própria casa.
Confira como terminou a prova disputada no Japão:
1º) Bruno Junqueira (BRA, Chip Ganassi Racing, L/T), 201v em 2h00min05s882
2º) Alex Tagliani (CAN, Forsythe Racing, R/F), a 12s282
3º) Dario Franchitti (ESC, Team Green, R/H), a 1 volta
4º) Patrick Carpentier (CAN, Forsythe Racing, R/F), a 2 voltas
5º) Michel Jourdain Jr. (MEX, Team Rahal, L/F), a 2 voltas
6º) Oriol Servia (ESP, PWR Racing, L/T), a 2 voltas
7º) Adrian Fernandez (MEX, Fernandez Racing, L/H), a 2 voltas
8º) Tora Takagi (JAP, Walker Racing, R/T), a 2 voltas
9º) Scott Dixon (NZL, PWR Racing, L/T), a 3 voltas
10º) Shinji Nakano (JAP, Fernandez Racing, L/H), a 3 voltas
11º) Mario Dominguez (MEX, Herdez Competition, L/F), a 4 voltas
12º) Christian Fittipaldi (BRA, Newman-Haas Racing, L/T), a 8 voltas
13º) Cristiano da Matta (BRA, Newman-Haas Racing, L/T), a 15 voltas
14º) Townsend Bell (EUA, Patrick Racing, R/T), acidente
15º) Tony Kanaan (BRA, Mo Nunn Racing, R/H), motor
16º) Michael Andretti (EUA, Team Motorola, L/H), prob. mecânico
17º) Kenny Brack (SUE, Chip Ganassi Racing, L/T), prob. mecânico
18º) Max Papis (ITA, Sigma Autosport, L/F), prob. mecânico
19º) Paul Tracy (CAN, Team Green, L/H), suspensão
20º) Jimmy Vasser (EUA, Team Rahal, L/F), fogo |
 |
Luiz Rodrigues |
|