|
Carioca volta ao automobilismo para disputar a Copa Clio |
|
Afastado das pistas desde a metade da temporada 2000 devido ás confusões no automobilismo regional, o carioca Pedro Palhares voltará ao automobilismo através da recém-criada Copa Clio Brasil, que fará as preliminares das corridas da Fórmula Renault.
Palhares, que em 1998 conquistou o título da Copa Corsa carioca, assinou contrato com a equipe do veterano Alfredo Guaraná Menezes, e contará com o patrocínio da Axial Petróleo para disputar no próximo domingo (21/04) a corrida da Copa Clio marcada para o Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, onde a disputa não terá pontos válidos para o certame, mas o vencedor levará o "Troféu Tiradentes", numa alusão ao mártir da independência, que será homenageado no domingo.
"Estou muito ansioso para a corrida em Curitiba. Vou ter o primeiro contato com o Clio nos treinos livres da quinta-feira, e acho que estarei pilotando um carro com as reações bem parecidas com as do Corsa, onde faturei o título", disse Pedro.
"Acho que a Copa Clio será muito disputada, e será fundamental manter a regularidade. É claro que será muito importante a prova deste final de semana, já que servirá para conhecer o carro, e pegar ritmo de corrida", diz Palhares, que completa: "Depois de um ano e meio sem correr, quero aproveitar o fim de semana em Curitiba para pegar ritmo, para depois, quem sabe, poder brigar por uma vitória numa das outras provas", finalizou.
O perfil do piloto
Pedro Palhares, de 22 anos, é filho do ex-piloto Heitor Palhares. O início de sua carreira no automobilismo aconteceu em 1997, quando disputou a Copa Corsa Carioca, onde foi o campeão no ano seguinte.
Na temporada de 1999, Pedro passou a disputar corridas do "Grupo "A do Carioca de Turismo com um VW Gol "Bolinha", vencendo duas corridas, e terminando o ano na 4ª colocação. Em 2000, o piloto começou a competir no Campeonato da Liga de Automobilismo Independente - a LIA -, que em função da briga com a Federação de Automobilismo do Rio de Janeiro realizou apenas a metade das provas que deveria ter o certame.
Foram justamente os problemas entre a LIA e a FAERJ que afastaram Pedro Palhares das pistas, depois de 5 corridas do certame da Liga, quando liderava a classificação. "Todo o clima criado me desestimulou de participar das corridas regionais", ele relata.
A Copa Clio Brasil é promovida pelo ex-piloto da Fórmula 1 Pedro Paulo Diniz, e conta com o apoio oficial da filial brasileira da francesa Renault.
Os carros usados nas disputas serão os do modelo Clio RN, produzido na fábrica localizada em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba. Os motores São os 1.6 litro de 4 cilindros e aproximadamente 130HP. Todos os carros utilizarão os pneus da também francesa Michelin para a disputa da Copa que terá todas as corridas transmitidas ao vivo pela ESPN Brasil. |
 |
Luiz Rodrigues |
|