|
F-Renault Brasil: categoria estréia no domingo |
|
Acontece no próximo domingo, no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais, a corrida de estréia da Fórmula Renault Brasil, categoria que desde que foi anunciada, ainda no ano passado , vem agitando os bastidores, entre preparadores e pilotos de monopostos.
Trazida para o país pelo ex-piloto da Fórmula 1 Pedro Paulo Diniz, a F-Renault daqui usará exatamente os mesmos equipamentos que o empregado nos certames Europeu e de diversos países do Velho Continente, como Itália, França e Portugal, entre outros.
Os chassis são os Tatuus, italianos, e os motores praticamente os mesmos que equipam os Renault Scenic vendidos no mercado, obviamente otimizados para as pistas.
É exatamente o fato de os carros daqui serem os mesmos que os usados nos certames disputados pela Europa afora ? algo inédito em se tratando de automobilismo brasileiro -, e em função da possibilidade de conquista de uma uma temporada gratuita no Campeonato Europeu da F-Renault de 2003, que diversos pilotos procuraram as equipes, o que fará com que o grid seja formado por cerca de 30 carros já na prova deste domingo.
Outra atração
A corrida que pela primeira vez apresentará aos brasileiros os monopostos da categoria que já há anos faz sucesso na Europa não será a única atração para aqueles que puderem estar presente a Pinhais, e tampouco mobilizará apenas os pilotos de monopostos.
Isto porquê o programa deste final de semana prevê para a pista situada na região metropolitana da capital paranaense também uma corrida da "Copa Clio", que fará as preliminares de todas as 10 etapas programadas pelo calendário da temporada número 1 da F-Renault, inclusive aquela que será disputada no circuito de rua em Florianópolis (SC), programada para o dia 6 de outubro.
Assim como a F-Renault causou furor entre aqueles que preferem os monopostos, a Copa Clio Brasil agitou os "botas" que têm preferência pelos carros de Turismo, que desde o final da temporada de 1999 estavam "órfãos" de uma categoria nacional com custos mais acessíveis, já que a montadora decidiu "implodir" a chamada "Fórmula Fiat de Turismo".
Na rodada do domingo, é verdade, a corrida que apresentará os Clio de competição aos brasileiros não valerá pontos para a "Copa", já que nem todos os carros ficaram prontos. A estréia "de verdade" da Copa Clio Brasil vai acontecer em Brasília, no dia 12 de maio , quando a F-Renault terá disputada a 2ª etapa de seu certame. |
 |
Jorge Kraucher |
|