Depois de terem disputado do Rio de Janeiro uma das mais empolgantes corridas da categoria desde que os motores V8 começaram a empurrar os carros - no início da última temporada -, os pilotos da Stock Car voltam a se enfrentar neste final de semana, no anel externo do Autódromo internacional de Curitiba, em Pinhais.
Na guerra por posições travada no último dia 17 de março,, o paulista Chico Serra provou que além de um carro muito bem acertado continua a ter a sorte como sua aliada, já que se não fosse por este detalhe, não teria deixado o front de Jacarepaguá com a vitória.
Na quadriculada, o vitorioso tinha em seu encalço Guto Negrão, Beto Giorgi, Xandy Negrão, Ingo Hoffmann e Duda Pamplona, pilotos que juntamente com o Dinossauro Paulo Gomes, e com os representantes da nova geração Thiago Marques, Pedro Gomes, Sandro Tannuri e David Muffato, reúnem todas as condições de tornarem muito difíceis as coisas para Serra, que desde a temporada de 1999 não conhece outro resultado que não a primeira posição nas tabelas finais dos certames da mais antiga e veloz categoria brasileira de Turismo.
Um ano depois
A corrida deste final de semana vai acontecer no mesmo anel externo do Autódromo Internacional de Curitiba onde há um ano foi aberto o certame da Stock Car.
Naquele 8 de abril de 2001 os potentes propulsores V8 eram novidade para todos os pilotos, o que acabou transformando os treinos livres num verdadeiro festival de escapadas da pista.
Os respeitáveis 450 cavalos dos então novos motores refletiram-se nos tempos. Num dos ensaios livres, Chico Serra "virou" 51s418, superando de longe a marca de 53s491 que havia lhe conferido a posição de honra para a prova realizada no mesmo anel externo em 29 de outubro de 2000.
Na classificatória para a disputa do ano passado , a posição de honra foi estabelecida pelo próprio Serra, que percorreu os 2.680 metros em 51s792, andando à média de 186,284 km/h. Na corrida, Chico voltou a dominar, tendo fechado as 42 voltas totais em 39min20s513, a uma média de 171,664 km/h.
O segundo lugar na corrida que foi marcada por penalizações a diversos pilotos ficou para Beto Giorgi, que foi ao pódio em companhia de Alceu Feldmann, o terceiro colocado e autor da melhor volta, completada no 18º giro da disputa, quando "virou" 51s933 (média de 185,560 Km/h).
Os pilotos da Stock Car V8 já estiveram em Curitiba neste ano. Eles realizaram testes de pré-temporada nos dias 27 e 28 de fevereiro, primeiro no anel externo, depois no circuito completo.
No ensaio realizado no traçado que será usado neste final de semana, Serra dominou mais uma vez, tendo andado a média de 186,129 km/h para fechar a melhor passagem em 51s835. |