Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Brazucas já venceram 7 Grandes Prêmios em nosso país
Segunda-feira, 25 de Março de 2002
 
Na semana que antecede à realização do 30º Grande Prêmio do Brasil, vale lembrar que já aconteceram 7 vitórias de nossos pilotos nas corridas que foram disputadas pela Fórmula 1 nos autódromos de Interlagos, em São Paulo, e Jacarepaguá, no Rio. Das 29 provas brasileiras, o circuito paulistano sediou 19, e o carioca, 10.

Os três primeiros GPs oficiais realizados no Brasil foram vencidos por nossos pilotos: Emerson Fittipaldi chegou na frente em 1973 (no dia 11 de fevereiro, com um Lotus/Ford), e em 1974, no dia 27 de janeiro, pilotando um McLaren/Ford.

Em 1985, mais precisamente no dia 26 de janeiro, foi a vez de José Carlos Pace vencer a única corrida de sua vida, feito que conseguiu em Interlagos, pilotando um Brabham/Ford Cosworth na disputa que terminou com Fittipaldi na segunda colocação.

O quarto triunfo verde e amarelo demorou 8 anos para ser conquistado. O responsável pela quebra do jejum foi Nelson Piquet, que ganhou a corrida disputada em Jacarepaguá no dia 13 de março de 1983, a bordo de um Brabham/BMW. Nelson repetiu o feito 3 anos após, de novo em Jacarepaguá, onde colocou seu Williams/Honda à frente de todos os demais carros que competiram naquele 23 de março de 1986.

As duas últimas vitórias conquistadas no Brasil por pilotos brasileiros aconteceram através de Ayrton Senna, que pilotando carros da McLaren impulsionados por propulsores TAG (na verdade Porsche), concluiu na frente as corridas disputadas no dia 24 de março de 1991 e depois em 28 de março de 1993.

Confira abaixo os nomes de todos os pilotos que já ganharam provas de Fórmula 1 no Brasil.

Ano Piloto vencedor (PAÍS, Carro/Motor) Circuito
1973 Emerson Fittipaldi (BRA, Lotus/Ford Cosworth) Interlagos *1
1974 Emerson Fittipaldi (BRA, McLaren/Ford Cosworth) Interlagos *1
1975 José Carlos Pace (BRA, Brabham/Ford Cosworth) Interlagos *1
1976 Niki Lauda (AUT, Ferrari/Ferrari) Interlagos *1
1977 Carlos Reutemann (ARG, Ferrari/Ferrari) Interlagos *1
1978 Carlos Reutemann (ARG, Ferrari/Ferrari) Jacarepaguá
1979 Jacques Laffite (FRA, Ligier/Ford Cosworth) Interlagos *1
1980 Rene Arnoux (FRA, Renault/Renault) Interlagos *2
1981 Carlos Reutemann (ARG, Williams/Ford Cosworth) Jacarepaguá
1982 Alain Prost (FRA, Renault/Renault Jacarepaguá
1983 Nelson Piquet (BRA, Brabham/BMW) Jacarepaguá
1984 Alain Prost (FRA, McLaren/TAG) Jacarepaguá
1985 Alain Prost (FRA, McLaren/TAG) Jacarepaguá
1986 Nelson Piquet (BRA, Williams/Honda) Jacarepaguá
1987 Alain Prost (FRA, McLaren/TAG) Jacarepaguá
1988 Alain Prost (FRA, McLaren/TAG) Jacarepaguá
1989 Nigel Mansell (GBR, Ferrari/Ferrari) Jacarepaguá
1990 Alain Prost (FRA, Ferrari/Ferrari Interlagos *3
1991 Ayrton Senna (BRA, McLaren/Honda) Interlagos *3
1992 Nigel Mansell (GBR, Williams/Renault) Interlagos *3
1993 Ayrton Senna (BRA, McLaren/Ford) Interlagos *3
1994 Michael Schumacher (ALE, Benetton/Ford) Interlagos *3
1995 Michael Schumacher (ALE, Benetton/Renault) Interlagos *3
1996 Damon Hill (ING, Williams/Renault) Interlagos *3
1997 Jacques Villeneuve (CAN, Williams/Renault) Interlagos *4
1998 Mika Hakkinen (FIN, McLaren/Mercedes) Interlagos *4
1999 Mika Hakkinen (FIN, McLaren/Mercedes) Interlagos *4
2000 Michael Schumacher (ALE, Ferrari/Ferrari) Interlagos *5
2001 David Coulthard (ESC, McLaren/Mercedes) Interlagos *5
Legenda dos circuitos utilizados
Interlagos *1 - O traçado antigo da pista paulistana, com 7.960 metros
Interlagos *2 - Ainda o circuito velho, mas com 7.873,8 metros de acordo com a nova medição
Interlagos *3 - Após as reformas, foi considerada a medida de 4.325 metros
Interlagos *4 - Feita nova medição, o mesmo traçado passou a ter 4.292 metros
Interlagos *5 - Outra medição foi realizada, passando a considerar a medida oficial como sendo de 4.309 metros, que será considerada também para a prova deste final de semana


Confira também:
Pouco mais de 54 mil viram ao vivo a prova do domingo
Segunda-feira foi dia de desmontagem do "circo"
Para o vencedor, resultado não aconteceu por sorte
Cochilo de Pelé não é um fato inédito nas provas em Interlagos
Mais um ano sem pontuação para os pilotos brasileiros
Williams mantém a liderança entre os Construtores
Michael já têm 8 pontos de vantagem sobre o irmão
Michael vence no cochilo do Rei do Futebol
Agora, é pura adrenalina
Whitting pede calma aos dois primeiros do grid
"Todos torcem por um novo Senna", disse Marta
Salo foi o primeiro a deixar os boxes
Os carros já se dirigem para o alinhamento
Bernoldi largará com o carro reserva
Marta entregará o troféu ao vencedor
Pelé visitou os boxes da Williams
Uma largada sem problemas. Pelo menos no discurso
Williams uma. Ferrari duas
"Isso aqui está uma loucura", disse Sara Sanchez
"Já passei por muitas situações de perigo", disse Watkings
Rádio têm jingle de exaltação a Montoya
Confira os tempos do Warm up
Schumacher foi o mais rápido na quase tragédia do Warm Up
Centro Médico fez 43 atendimentos no sábado
Confira o resultado e a classificação da F-3000
Estrelas da Stock Car V8 consideram difícil a situação de Barrichello
Festa verde e amarela na F-3000 em Interlagos
McLaren terá carros na segunda e terceira filas
"Faltou concentração no início", admitiu o pole
Barrichello errou, e perdeu a melhor volta
Montoya voou baixo na classificatória em Interlagos
Bom público e calor em Interlagos
Veja os tempos do segundo ensaio
Confira os tempos do primeiro treino
Primeiro o da Ferrari, depois o Schumacher da Williams
Problema no controle de tração fez Barrichello rodar
"É muito diferente da TV", disse McNish
Massa diz que tem de se acostumar com a torcida
Schumacher testou a eficiência da nova área de escape
Confira os tempos do segundo treino
A McLaren parece respirar
Sato vai perder a melhor volta da classificação
Confira os tempos do primeiro treino
Com seu "novo brinquedo", Schumacher foi o mais rápido
Roadada de Raikkonen provocou bandeira vermelha
"Flanelinhas" são muitos nas áreas próximas ao circuito
Pelé verá a corrida no HC da Petrobras
São Paulo vira o centro das atenções mundiais
Classificatória da F-3000 terá duas sessões
Confira os horários da Fórmula 1
Helicópteros não irão mais pousar em Interlagos
Massa visitou o Centro Médico de Interlagos
Saiba o que disse Montoya em sua visita à Castrol
F-3000 - Petrobras Junior está confiante na temporada 2002
Obras passaram por pré-aprovação em Interlagos
Feriado deve aumentar o movimento em São Paulo
"Xis" do ano passado fez Montoya perder o medo de Schumacher
Burti elogiou o profissionalismo da Bridgestone
Dimensões do "circo" assustaram Felipe Massa
"Mulher eu não tenho", brincou Bernoldi
Saiba porquê apenas um F2002 veio para o Brasil
"Queremos voltar a vencer", disse Yasukawa
Barrichello evita comentários sobre o carro que irá usar
Bridgestone desenvolveu novos compostos para a prova brasileira
Críticas ao asfalto. Elogios ao traçado
Torcedores formaram filas diante das bilheterias
São Paulo já começa a ter a cara do "circo"
Quarta-feira será dia de diversão para os integrantes da Sauber
Dois fatos a serem lembrados na prova do domingo
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Fórmula Alpie
Alpie Racing

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados