Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
Dois fatos a serem lembrados na prova do domingo
Segunda-feira, 25 de Março de 2002
 
Muito mais do que lembrar as 29 provas oficiais que o "circo" da Fórmula 1 já realizou em nosso país, a corrida que terá largada às 14 horas do próximo domingo em Interlagos nos trará à mente dois fatos marcantes, um triste e outro alegre.

A lembrança triste que certamente será lembrada por qualquer um que tenha mais de 35 anos fica por conta daquele chuvoso 18 de maio de 1977, quando um acidente aéreo ocorrido na região de Mairiporã, no interior de São Paulo, vitimou o paulistano José Carlos Pace, o "Moco", como era conhecido pelos amigos.
Terminava ali, há 25 anos, a carreira de um piloto brasileiro que havia estreado na Fórmula 1 no GP da África do Sul de 1972, conduzindo um March equipado com motor Ford. Um brazuca que ao longo de uma carreira que durou 72 GPs (o último deles coincidentemente também disputado no circuito sul-africano de Kyalami), conquistou um único triunfo, alcançado justamente na terra onde nascera no dia 6 de outubro de 1944: a capital paulistana.

A única vitória de José Carlos Pace na Fórmula 1 aconteceu a bordo de um carro da equipe Brabham empurrado por um motor Ford no circuito que era conhecido como Interlagos, mas que passou a ter o nome do piloto após sua morte. Emerson Fittipaldi cruzou a linha de chegada das 40 voltas pelo velho traçado do circuito paulistano na segunda posição, o que tornou aquele 26 de janeiro de 1975 uma data inesquecível para todos os amantes do nosso automobilismo.

A lembrança alegre ficará por conta do fato de que estarão sendo completados no próximo dia 10 de setembro exatos 30 anos desde a conquista do primeiro título de campeão mundial da Fórmula 1 por Emerson Fittipaldi, piloto que duas temporadas mais tarde repetiria a dose, e que em 1989 juntaria mais um título a seu histórico: o de melhor do ano na Fórmula Indy.

Sem dúvida há lembranças a serem chamadas da mente quando os motores forem acionados no domingo.
 
Jorge Kraucher
 
» Leia também

 02/04 - Pouco mais de 54 mil viram ao vivo a prova do domingo
 01/04 - Segunda-feira foi dia de desmontagem do "circo"
 31/03 - Para o vencedor, resultado não aconteceu por sorte
 31/03 - Cochilo de Pelé não é um fato inédito nas provas em Interlagos
 31/03 - Mais um ano sem pontuação para os pilotos brasileiros
 31/03 - Williams mantém a liderança entre os Construtores
 31/03 - Michael já têm 8 pontos de vantagem sobre o irmão
 31/03 - Michael vence no cochilo do Rei do Futebol
 31/03 - Agora, é pura adrenalina
 31/03 - Whitting pede calma aos dois primeiros do grid
 31/03 - "Todos torcem por um novo Senna", disse Marta
 31/03 - Salo foi o primeiro a deixar os boxes
 31/03 - Os carros já se dirigem para o alinhamento
 31/03 - Bernoldi largará com o carro reserva
 31/03 - Marta entregará o troféu ao vencedor
 31/03 - Pelé visitou os boxes da Williams
 31/03 - Uma largada sem problemas. Pelo menos no discurso
 31/03 - Williams uma. Ferrari duas
 31/03 - "Isso aqui está uma loucura", disse Sara Sanchez
 31/03 - "Já passei por muitas situações de perigo", disse Watkings

1 2 3 4

Enviar Imprimir  



Alpie Racing
Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados