|
Schumacher venceu o GP da Austrália |
|
O alemão Michael Schumacher, da Ferrari, venceu o Grande Prêmio da Austrália, uma prova que começou tumultuada por um acidente que foi causado por Ralf Schumacher, que depois de bater seu bólido contra a traseira do Ferrari do pole position Rubens Barrichello decolou com seu Williams, indo parar junto à proteção de pneus.
Em razão do acidente - no qual felizmente os danos foram apenas materiais -, 9 carros ficaram alijados da disputa já nos instantes iniciais, o que abriu caminho para que David Coulthard assumisse a liderança, num primeiro momento escoltado por Jarno Trulli, da Jordan, por Juan Pablo Montoya, da Williams, e por Michael. Trulli não resistiu à pressão do tetracampeão do mundo Schumacher, e, no momento que rodou e bateu contra o muro, na 9ª volta, provocou a segunda intervenção do Safety Car na disputa.
Depois de perder a ponta para Montoya, Coulthard, que teve problemas com o câmbio de seu McLaren, foi sendo ultrapassado pelos concorrentes, até ter de parar definitivamente.
No 17º giro Michael Schumacher ultrapassou Montoya, começando a abrir mais e mais vantagem a cada volta. A disputa foi encerrada no 58º giro, momento em que Michael tinha nada menos que 18s628 de vantagem para Montoya, que estava à frente de Kimi Raikkonen, que chegou a estar no 2º lugar, mas o perdeu para o colombiano depois de uma rodada.
Os acontecimentos do início da disputa abriram caminho para a festa de pilotos que em outras circunstâncias jamais teriam conseguido andar entre os primeiros, casos de Eddie Irvine, da Jaguar, de Mark Webber, da Minardi, e de Mika Salo, que conduziu um bólido da estreante equipe Toyota. Alex Yoong e Pedro de La Rosa completaram a lista dos "sobreviventes" da corrida.
Confira abaixo o resultado e a situação da tabela de classificação.
Resultado
Michael Schumacher (ALE, Ferrari/Ferrari/Bridgestone), 58 voltas em 1h35min36s792 (média de 193.011 Km/h)
2) Juan Pablo Montoya (COL, Williams/BMW/Michelin), a 18s628
3) Kimi Raikkonen (FIN, McLaren/Mercedes/Michelin), a 25s067
4) Eddie Irvine (IRL, Jaguar/Cosworth/Michelin), a 1 volta
5) Mark Webber (AUS, Minardi/Asiatech/Michelin), a 2 voltas
6) Mika Salo (FIN, Toyota/Michelin), a 2 voltas
7) Alex Yoong (MAL, Minardi/Asiatech/Michelin), a 3 voltas
8) Pedro de La Rosa (ESP, Jaguar/Cosworth/Michelin), a 5 voltas
Classificação do Mundial de Pilotos
1) Michael Schumacher (ALE), 10 pontos
2) Juan Pablo Montoya (COL), 6
3) Kimi Raikkonen (FIN), 4
4) Eddie Irvine (IRL), 3
5) Mark Webber (AUS), 2
6) Mika Salo (FIN), 1
Classificação do Mundial de Construtores
1) Ferrari, 10 pontos
2) Williams, 6
3) McLaren, 4
4) Jaguar, 3
5) Minardi, 2
6) Toyota, 1 ponto
A próxima corrida será disputada na Malásia, no dia 17 deste mês. |
 |
Jorge Kraucher |
|