|
Pela 7ª vez, Merlbourne será o palco da prova de abertura da temporada |
|
Pelo 7º ano consecutivo, o circuito de 5.303 metros armado no interior do Merlbourne Park, na Austrália, sediará a corrida de abertura do Campeonato Mundial da Fórmula 1, que terá 17 provas em 2002, a primeira delas no próximo domingo.
A Terra dos Cangurus receberá uma corrida do "circo" pela 18ª vez desde 1985, ano em que Ayrton Senna largou da pole position com seu Lotus, e no qual o finlandês Keke Rosberg levou seu Williams à vitória na primeira das 11 disputas realizadas no circuito de Adelaide.
A mudança de endereço do GP australiano para Melbourne aconteceu em 1996, quando a festa foi inteira da equipe comandada por Frank Williams: Jacques Villeneuve largou da posição de honra, e Damon Hill conquistou o topo do pódio.
Na temporada de 1997 a pole position foi de Villeneuve, ainda com um Williams, e o triunfo ficou para David Coulthard, escocês que então já competia pela McLaren, time que continua a defender.
Em 1998, o finlandês Mika Hakkinen não deu a mínima chance a seus adversários, largando na frente, fazendo a volta mais rápida e levando seu McLaren à vitória. Um ano mais tarde Hakkinen largou na pole, mas o triunfo na disputa foi comemorado pelo irlandês Eddie Irvine, atual piloto da Jaguar que então corria na Ferrari.
A corrida de 2000 começou com Hakkinen de novo alinhando seu McLaren na posição de honra, e terminou com o alemão Michael Schumacher levantando o troféu da vitória a bordo de seu Ferrari.
Veio a corrida do ano passado, na qual uma das rodas que se desprendeu do BAR do canadense Villeneuve provocou a morte instantânea de um fiscal de pista, e deixou alguns espectadores feridos, fato que fez com que Michael Schumacher fizesse uma cerimônia discreta para comemorar o fato de ter largado da pole position, ter feito a volta mais rápida e alcançado seu primeiro triunfo na temporada. |
 |
Jorge Kraucher |
|