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Categoria adotará novo dispositivo de avaliação de pilotos |
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Até o ano passado, o regulamento era simples: um piloto que viesse a sofrer algum acidente, por exemplo nos treinos da sexta-feira, era colocado em repouso, sendo impedido pelos médicos de participar da corrida do domingo.
Este procedimento corriqueiro, tende a desaparecer a partir desta temporada da Fórmula CART/FedEx, categoria que adotará pioneiramente no automobilismo o uso do sistema "ImPACT", que vem sendo desenvolvido desde 1990 pelo Doutor Mark Lovell, e já foi exaustivamente testado em esportes como o Futebol Americano e o Hockey.
Em linhas gerais, o invento do Doutor Lovell - chefe do Departamento de Medicina Esportiva da Universidade de Pittsburgh -, é um software capaz de operar num simples Laptop, oferecendo uma avaliação real das condições físicas do piloto acidentado, em especial nos casos em que tenha havido impacto da cabeça.
Quem explica é o Doutor Steve Olvey, Médico-chefe da CART: "Era comum um piloto afirmar que não sentia nada, já que a participação na corrida significa seu meio de vida, a garantia de recebimento do contracheque. Nós, porém, não tínhamos como avaliar cientificamente até onde as boas condições alegadas eram reais, o que muda com a adoção do ImPACT", disse.
O sistema "ImPACT" testa em segundos a acuidade visual do piloto, e suas reações a determinados estímulos, "o que nos deixa tranqüilos para o liberarmos para correr", conclui o Doutor Olvey.
O sistema já estará sendo usado na corrida no circuito de Monterrey, no México, onde no próximo dia 10 de março será realizada a primeira das 19 provas previstas pelo calendário 2002 da F-CART/FedEx. |
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Jorge Kraucher |
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