Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Parece estrangeiro, mas é da terra do Chimarrão
Sexta-feira, 07 de Dezembro de 2001
 
Quem vê uma foto pode pensar que a máquina é uma daquelas fantásticas que todos os anos fazem suas aparições na 24 Horas de Le Mans.

Uma passada pelas arquibancadas de Tarumã, de Guaporé, ou mesmo de Interlagos, durante uma Mil Milhas, porém, faz com que a pessoa constate que o MCR é um produto 100% desenvolvido e produzido no Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul.

O protótipo que a cada dia mais vai caindo no gosto dos pilotos que disputam as competições brasileiras de Endurance - que nesta temporada ganharam volume com o Campeonato Sul-Brasileiro da Brascar -, têm uma história bem recente, que começou a ser escrita em dezembro de 1999, quando pela primeira vez foi inserido numa relação de inscritos para a "12 Horas de Tarumã".

O modelo nasceu na base do "juntar a fome com a vontade de comer". De um lado havia o ex-piloto Luiz Fernando Cruz, que depois de disputar provas de Fórmula Ford no Brasil, mudou de mala e cuia para a Europa, onde competiu pela mesma categoria, na qual ganhou o "F-Ford Towsend Thorsen" de 1987.

No ano seguinte, Luiz Fernando passou a trabalhar como projetista na fábrica de chassis Swift, que através de uma de suas unidades conseguiu arrebatar o título do Festival da F-Ford de 1998, com um carro pilotado pelo britânico Richard Dean, que derrotou ninguém menos que Michael Schumacher, então piloto da concorrente Van Diemen.

Depois de permanecer na Swift até 1990, Cruz voltou para o Brasil, onde reencontrou a esposa e o filho, então recém-nascido. O projeto do MRC nasceu no início de 1999, quando Luiz Fernando aceitou o desafio que lhe foi imposto pela Metal Moro, uma fabricante de chassis de Karts que o convidou a desenvolver por aqui o projeto de um carro capaz de encarar os desafios especialmente das corridas do Campeonato Gaúcho de Endurance.

Cavalaria sob o capô

O carro com o qual Luiz Fernando Cruz e seus companheiros Walter Soldan, Luiz Alberto Castro e Rodrigo Ribas asseguraram nesta quinta-feira a pole position para a "12 Horas de Tarumã", é praticamente o embrião da série de MCR, que especialmente por causa da criação do certame da Brascar, não pára de sair em números cada vez mais significativos da planta industrial da Metal Moro, que têm sede em Porto Alegre.

A carenagem do protótipo que pesa 900 quilos, esconde um respeitável motor Chevrolet V8 de 5.8 litros e 580 HP a 7000 Rotações Por Minuto.

Para manter-se colado à pista, o protótipo é calçado com pneus Pirelli 265x18 na dianteira e 285x18 na traseira.

A caixa de câmbio Hewland DG300 de 5 marchas que equipa o carro, merece um comentário especial, já que têm sido o item responsável pelos problemas que tem deixado o bólido no meio do caminho nas provas, como aconteceu recentemente na disputa final do certame da Brascar, quando depois de superar o campeão da F-3 Sul-americana Juliano Moro - que disputou e venceu a corrida a bordo de um modelo da mais nova geração de MCR -, Luiz Fernando Cruz teve de desistir, já que o eixo-piloto se quebrou.

A respeito da possibilidade deste tipo de problema não voltar a acontecer nesta "12 Horas", Luiz Fernando explicou que é bastante plausível, já que, segundo comentou, o componente que apresentou defeito há três semanas foi substituído por um fabricado a partir de um material mais resistente que foi indicado pelos técnicos da parceira Universidade Federal do Rio Grande Do Sul, a UFRGS, que ajudaram no estudo de sobre qual a melhor liga a ser usada na produção do eixo-piloto capaz de resistir às cerca de 3.096 mudanças de marcha que serão realizadas ao longo da maratona deste final de semana em Viamão.

Confira também:
Título da "Super Sport" ficou para do pilotos do "Tuba"
Os Frey arrebataram o título na Turismo 2000
Mariath/Cohen/Mariath Fo. "viraram o jogo" e garantiram o título na Turismo
Mais um título para Mottin/Baldo/Sant´Anna
Bah!! Mas que corrida, Tchê!
Speed e Corsa: poucos concorrentes
Mariath/Cohen/Mariath Fo./Cohen dominaram na Turismo 1600
Stédile/Azevedo/Freitas levaram a melhor na batalha pela Turismo 2000
Os "Dream Cars" da categoria Sport
Faltou "fôlego" aos carros da Super Sport
Confira o resultado completo da "12 Horas de Tarumã"
"Foi um sufoco", disse o vencedor da 12 Horas
Kray/Rodrigues/Spolador são os campeões da "12 Horas"
Kray ainda lidera em Viamão
Veja quem eram os 10 primeiros com 9h47min de prova em Tarumã
Carro 16 continua a liderar em Tarumã
Confira as posições após 8h35 de disputas
Kray/Rodrigues/Spolador Neto são os novos líderes em Tarumã
Um quarteto gaúcho com jeito mineiro
Excesso de óleo na pista provocou nova intervenção do Safety Car
Outra alternância na liderança da corrida em Tarumã
Veja quem eram os 20 primeiros na 280ª passagem
Com 6h25, o número 7 continuava na frente
"Só quero um canto para deitar"
Veja o 5º resultado parcial
Quebra do tucho hidráulico deixou os líderes bastante para trás
Campeões do ano passado estão fora da corrida
Quebra de blocante tirou os poles da disputa em Tarumã
Outra entrada do Safety Car na pista
Uma intervenção do Safety Car, e uma baixa importante em Tarumã
Confira o segundo boletim parcial
Hoerlle/Fornari/Castro comandam a corrida em Tarumã
Confira a primeira parcial divulgada
Corrida dos Stedile começou na 6ª passagem
Poles voltaram à liderança
Largada aconteceu pontualmente à zero hora
Caixa de câmbio estoura, e provoca uma baixa no grid da "12 Horas"
Stédile bateu. Poles tiveram problemas mecânicos
Pereira/Dornelles/Bertuol/Rosito completaram 516 voltas em 2000
Boxes em Tarumã serão abertos às 22h00
Bastos leva um susto, mas está liberado para correr
Ar no circuito atrapalhou Cruz na classificatória
Nove carros ficaram sem tempo em Tarumã
Será que desta vez o Tubarão morde?
Protótipos MCR formam a primeira fila do grid da "12 Horas"
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados