|
Volta dos treinos pode ser a novidade nos EUA |
|
Depois de duas provas em que as condições climáticas impediram que treinos e classificações acontecessem ? na Alemanha e na Inglaterra as chuvas cancelaram os ensaios, e os gris foram formados de acordo com as posições dos pilotos na tabela de classificação -, a Fórmula CART/FedEx pode enfim ter uma corrida dentro dos padrões normais.
Se não chover, os pilotos da categoria que terá realizada a 18ª das 21 provas totais previstas pelo calendário 2001 vão finalmente poder realizar os três treinos livres e a sessão de classificação previstos pelo regulamento.
O palco onde isso poderá ocorrer é o traçado armado nas ruas de Houston, no estado do Texas, para onde estão programados dois ensaios nesta sexta-feira e um para o sábado, mesmo dia em que acontece a classificatória para a disputa de 100 voltas que acontecerá à partir das 15 horas do domingo.
Primeira das três corridas que vão acontecer em circuitos mistos ou de rua ? a única prova ainda programada para circuitos ovais é a última, em Fontana ? a disputa texana pode significar a arrancada definitiva do brazuca Gil de Ferran em direção ao bicampeonato.
O piloto que defende a Penske está 6 pontos atrás de Kenny Brack, sueco que em traçados mistos ou de rua não tem conseguido tirar do conjunto Lola/Ford o mesmo rendimento que lhe garantiu triunfos em provas disputadas em ovais. De Ferran, ao contrário, dispõe de um conjunto Reynard/Honda, um excelente pacote para traçados como o do domingo.
Além dos dois, outros três pilotos chegam ao Texas com boas chances de conquista do título, o que pode transformar a desta numa das mais empolgantes finais de temporada dos últimos tempos.
O norte-americano Michael Andretti, terceiro na tabela de classificação, é sempre um nome a ser colocado na lista de favoritos ao topo do pódio, e eventualmente também ao título. Imediatamente atrás dele surgem os brazucas Hélio Castro Neves e Cristiano da Matta.
Castro Neves leva a mesma vantagem em termos de equipamento que Gil, de quem é o companheiro na equipe Penske. O mineiro da Matta entrará na pista com todo o gás de quem quer sair de uma enrascada em que entrou depois de sofrer uma inacreditável seqüência de acidentes. |
 |
Jorge Kraucher |
|