|
Brasileiros encerram treinos com a Williams BMW |
|
A equipe BMW Williams F1 concluiu nesta sexta-feira os três dias de testes no circuito do Estoril, em Portugal. Além de Ralf Schumacher e do piloto de testes Marc Gené, os brasileiros Antonio Pizzonia e Ricardo Sperafico, da equipe Petrobras Junior de F-3000 participaram dos trabalhos da escuderia inglesa. Pizzonia esteve na pista na quarta-feira e hoje pela manhã, percorrendo 507km. Sperafico andou com o FW23 na quinta-feira e na tarde de hoje, somando 511km. Gené cumpriu 750km e Ralf 281km.
A temperatura esteve amena durante a maior parte dos três dias, com chuva apenas nesta sexta-feira de manhã, durante os trabalhos de Pizzonia.
"No primeiro dia foi muito bom e realmente senti que aprendi bastante. Hoje a pista estava molhada e não havia nada que eu pudesse fazer. Foi a primeira vez que pilotei um F-1 na chuva, mas com o controle de tração as coisas ficaram um pouco melhores", comentou Pizzonia. "De maneira geral, estou satisfeito com o resultado", acrescentou o amazonense, sexto colocado no Campeonato Internacional de F-3000 com 22 pontos.
Sperafico também ressaltou o aprendizado:
"Foi a primeira vez que guiei um carro de F-1 em uma pista de verdade. E o que aprendi foi que há uma diferença enorme entre um F-3000 e um F-1. Mas os engenheiros da Williams fizeram um grande trabalho me ajudando nessa fase de transição", comentou Sperafico, que tinha conduzido testes de reta para a equipe em Lurcy-Lévis, França. "Foi uma experiência e tanto", completou o paranaense, que ficou em quinto na F-3000 com 24 pontos, sendo o melhor brasileiro e melhor estreante na competição.
A equipe BMW Williams F1 optou por não divulgar os tempos obtidos nos treinos em Estoril de forma a não gerar comparações entre os pilotos. Pizzonia e Sperafico concorrem à segunda vaga como piloto de testes na escuderia inglesa para o ano de 2002. |
 |
Marcos Ferreira |
|