Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Modificações na Curva Porsche dividem opiniões dos pilotos
Quarta-feira, 07 de Junho de 2017
 
As modificações feitas na Curva Porsche mereceram elogios, mas também foram criticadas no teste coletivo para a 24 Horas realizado no último domingo em Le Mans.

É consenso entre os pilotos que a ampliação das áreas de escape aumentou a segurança, mas por outro lado descaracterizou um dos pontos mais emblemáticos do traçado.

"A Curva Porsche sempre foi um dos lugares mais emblemáticos de Le Mans, e essa modificação torna o traçado menos excitante”, disse André Lotterer, segundo quem, se as reformas tiverem sequencia, pilotar no Circuit de la Sarthe será como “dirigir num estacionamento sem nada ao seu redor”.

O comentário do alemão tricampeão da prova (Lotterer, hoje piloto da Porsche, venceu em 2011, 2012 e 2014, sempre pela Audi), é parecido com o feito pelo dinamarquês Jan Magnussen, que apesar de ter perdido a chance de vencer pela classe “LMGTE Pro” em 2015 por ter batido sua Corvette no trecho reformado disse: "Eu não sou necessariamente um fã de mover paredes e barreiras para mais longe", ele falou, frisando que "Se você deslocar as proteções para quilômetros de distância, esse circuito passa a ser como qualquer um da Fórmula 1, onde qualquer piloto pode ser rápido", opinou.

O diretor esportivo do Automobile Club de l'Ouest Vincent Beaumesnil defendeu as obras dizendo que foram a melhor alternativa para evitar a construção de uma chicane. "As curvas Porsche são um dos trechos mais famosas do traçado onde temos carros passando entre duas paredes a cerca de 250 km/h. Uma maneira de contornar os riscos seria construir uma chicane, mas isso não seria o ideal já que queremos manter a velocidade porque ela faz parte da personalidade de Le Mans”, ele disse.

Duas pontes, e toneladas de terra e concreto

As obras que permitiram o aumento das áreas de escape da Curva Porsche levaram três meses e meio para serem concluídas, e exigiram a movimentação de cerca de 40 mil toneladas de terra, a construção de duas pontes e outras tantas toneladas de concreto abrasivo para a pavimentação das novas áreas de segurança, o que segundo Beaumesnil permite que um carro que eventualmente escape do traçado atinja a barreira de proteção num ângulo menor.

As pontes que aumentaram artificialmente a subida da Curva Porsche –na realidade uma sequencia de quatro curvas do tipo direita, esquerda, esquerda, direita – passam sobre a estrada vicinal “RD 92” e por cima do Rio Roule-Crottes.

Além das áreas de escape maiores, o muro de entrada do trecho modificado ganhou a proteção do SAFER (Steel and Foam Energy Reduction) system, uma espécie de amortecedor de impacto construído com aço e espuma que nasceu nos Estados Unidos, nas provas da NASCAR, foi bastante usado pela Fórmula Indy e agora chega ao outro lado do Oceano Atlântico.

Confira também:
Confira a galeria de imagens
Porsche lança vídeo em alusão ao 19º triunfo em Le Mans
Resultado da classe LMP2 na 24 Horas
Cartão vermelho para o #13 em Le Mans
Veja a nova classificação final da 24 Horas
Mapa da 19ª à 24ª horas
Mapa da 13ª à 18ª horas
Mapa da 7ª à 12ª horas
Mapa das 6 primeiras horas
Confira o mapa completo da corrida
Prova teve quase 260 mil espectadores
Resultados oficiais por classes
Resultado oficial da 85ª edição da 24 Horas
“De virada” vitória do Porsche #2
Resultado final por classes
Resultado final
Porsche #2 assumiu a liderança em Sarthe
Parcial das classes a 1h00 da quadriculada
Parcial a 1h04 para o final
Parcial com 22 horas de prova - classes
Parcial com 22 horas de prova
Queda da pressão de óleo tirou #1 da prova
Parcial com 21h00 de prova
Parcial com 13h30 de corrida (classes)
Parcial com 13h30 de corrida
Parcial por classes com 200 voltas
Completadas 200 voltas em Sarthe. Veja as posições
Os "Top five" de cada categoria na metade da prova
Posições das classes na metade da prova
Posições na metade da corrida
Carro de Senna novamente na liderança da “LMP2”
Parcial por classes (11h38)
Parcial com 180 voltas (11h38min)
Fox Sports 2 transmite trecho noturno de Le Mans
Rusinov sofrerá penalização por causar acidente
Toyota #s 7 e 9 fora da prova
Posições na 9ª hora - por classes
Posições na 9ª hora - geral
Quantidades de pit stops até a oitava hora
É a vez de Piquet liderar pela “LMP2”
Posições por classes no oitavo giro do ponteiro
Posições na 8ª hora
Saiba como estão as posições após sete horas de prova
Posições entre as classes após 7 horas
Parcial com 7h02 de corrida
Confira a parcial com 62 voltas
#7 segue no comando em Le Mans
Toyota comanda as ações no "Circuit"
Parciais por classes com 33 voltas
Parcial com 33 voltas
Parcial da primeira hora
Deu ruim pro brazuca do #36
Confira quem está pilotando
Carros começam a ser perfilados em Le Mans
Em Le Mans, homenagem às vítimas do terrorismo
Há fila para entrevistar Kobayashi
Chefão da F1 autorizará a largada da corrida
Warm Up teve 49 carros registrando tempos
Veja os tempos do Warm Up entre as classes
Os tempos do Warm Up em Sarthe
Kobayashi voou baixo para quebrar o recorde em Sarthe
Tempos por classes na classificatória #3
Todos os tempos da Classificatória 3
Classificatória 3 - Parcial dos tempos da classificação por classes
Classificatória 3 - Parcial dos tempos da classificação geral
Comentários - Classificatória 3
Carro preso à brita encerrou antes a 2ª classificatória
Classificatória 2 - Tempos por classes
Classificatória 2 - Tempos geral
Tempos parciais da segunda clasificatória - Classes
Tempos parciais da segunda clasificatória
Comentários - Classificatória 2
Lucas Di Grassi fora da 24 Horas
Saída de Di Grassi muda a lista. Confira a relação de Inscritos atualizada
Toyota na pole provisória em Le Mans
Resultados por classes na primeira classificatória
Tempos de todos os carros no primeiro Qualifyng
Tempos a meia hora do final do primeiro Qualifyng
Porsche #1 comandou o treino livre
Tempos do treino livre em Sarthe
Mais de metade dos carros terá pilotos estreantes
A lista definitiva de inscritos para a corrida em Le Mans
Veja a lista de pilotos estreantes na 24 Horas
Confira a ordem das vistorias na Place de la Republique
Uau, que show de imagens
Davidson (Toyota) e Jani (Porsche) falam sobre a 24 Horas
Faltam 10 dias; Veja os horários das atividades em Le Mans
Os tempos por classes
O “1-2-3” da Toyota veio com o “7-8-9”
Todos os tempos do treino
Os tempos do primeiro treino
A lista das 60 máquinas pré-inscritas
O especial sobre a corrida
Jorge Kraucher

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Interlagos - um sonho de velocidade
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados