Com a realização de duas sessões de treinos livres e a definição do grid de largada, começa nesta sexta-feira a movimentação da quinta etapa do United SportsCar Championship, corrida de 1h40 de duração marcada para o sábado no circuito de rua armado no Parque Belle Isle, em Detroit, no estado norte-americano de Michigan.
O traçado de 3.798 metros à beira do Rio Detroit que divide os Estados Unidos do Canadá será o palco de mais uma caçada ao Cadillac DPi número 10, máquina dos irmãos norte-americanos Ricky e Jordan Taylor que nas provas disputadas até agora na temporada 2017 venceu simplesmente todas.
Na primeira do ano, a 24 Horas de Daytona, o carro #10 que além dos irmãos Taylor contou com a pilotagem de Max Angelelli e Jeff Gordon fechou os 659 giros com 0s671 de vantagem sobre a máquina de Christian Fittipaldi, João Barbosa e Filipe Albuquerque. Na 12 Horas de Sebring, Barbosa/Fittipaldi/Albuquerque tinham 13s614 de desvantagem no momento da quadriculada para o carro 10, que desta vez teve os Taylor pilotando em companhia de Alexander Lynn.
Veio o primeiro “short race” da temporada, em Long Beach, onde os filhos de Wayne Taylor estiveram de novo no topo do pódio depois de concluir as 63 voltas com 6s349 de vantagem sobre o Nissan DPi de Scott Sharp e Ryan Dalziel.
No Circuit of the Americas, no Texas, na última prova realizada ate aqui, outra vez Ricky e Jordan Taylor foram os senhores das ações, desta vez com o Cadillac 10 fechando os 73 giros com folgados 18s855 de frente em relação ao carro do mesmo tipo, número 31, pilotado por Dane Cameron e Eric Curran.
Olhando para o ano passado
Se houvesse como entrar numa máquina do tempo para recuar um ano, veríamos que o brasileiro Christian Fittipaldi e seu companheiro lusitano João Barbosa conseguiram botar o carro número 5 da Action Express Racing à frente da máquina dos Taylor, mas isso aconteceu só na sessão de classificação para a prova de Detroit do ano passado.
À época, quando ao invés dos estreantes Cadillac de 2017 as máquinas da classe “Prototype” eram os Chevrolet Corvette, o piloto de São Paulo e seu parceiro do Porto conquistaram a pole position ao cravar o tempo de 1min23s815.
Ao final dos 57 giros da corrida, todavia, lá estavam os Taylor no degrau mais alto no momento do estouro do champanhe, eles que superaram em 1s740 os pole positions, e que tinham 33s643 de frente sobre os terceiros colocados Renger van der Zande/Alex Popow, que correram com um Oreca da Starworks Motorsport.
A sessão de classificação desta sexta-feira terá início às 18h45 (de Brasília), e a largada no sábado acontece às 13h40, também considerando o horário da capital do Brasil. |