|
Sato venceu, e Castro Neves foi 2º em prova de com acidente impressionante |
|
A vitória do japonês Takuma Sato e um acidente impressionante envolvendo o pole position neozelandês Scott Dixon e o inglês Jay Howard marcaram a disputa da 500 Milhas de Indianápolis, prova realizada neste domingo que terminou com o brasileiro Helio Castro Neves na segunda posição, seguido do emiratense Edward Jones.
A bandeira verde que liberou as disputas mostrou Dixon se mantendo à frente, completando o giro inicial com a escolta de Will Power, Spencer Pigot, Tony Kanaan e Alexander Rossi.
Com um ritmo forte, o brasileiro Kanaan assumiu a liderança na sexta volta, e ficou nela até a passagem número 27, quando Pigot passou a puxar o pelotão.
Depois de algumas alternância na ponta entre Pigot e Alexander Rossi, quem assumiu a liderança foi Fernando Alonso, que disputou a 500 Milhas pela McLaren com o objetivo de ajudar a Honda a melhorar o desempenho de seus propulsores na série estadunidense.
Era justamente o espanhol que liderava no giro 52, quando após tocar o muro externo o carro de Jay Howard cruzou a pista e foi acertado em cheio pela máquina de Dixon, provocando a decolagem do bólido do neozelandês que só parou depois de ser inteiro despedaçado ao bater contra a proteção interna, um acidente que levou a direção de prova a determinar a apresentação de bandeiras vermelhas e que causou um grande susto, desfeito quando ambos os pilotos deixaram seus carros caminhando quase normalmente.
Depois da limpeza da pista uma nova largada foi autorizada, e Alonso seguiu líder até deixar a corrida por problemas no motor, na 60ª passagem.
Hélio Castro Neves chegou a sentir o gostinho de estar à frente de todos entre os giros 96 e 103, mas as chances do brasileiro campeão da 500 Milhas de 2001, 2002 e 2009 chegar de novo ao topo do pódio esbarraram no grande dia de Takuma Sato, que alcançou sua segunda vitória na Fórmula Indy justamente na mais icônica de todas as corridas do campeonato.
A categoria volta a se reunir nos dias 3 e 4 de junho, quando disputará uma rodada dupla em Detroit.
Use os links para conferir o resultado completo e a a situação da tabela. |
 |
Jorge Kraucher |
|