No próximo sábado (18/02), será disputado o "1º Endurance do Marcas e Pilotos", corrida organizada pelo Interlagos Motor Clube que não contará pontos para o Campeonato Paulista da categoria, mas que nem por isso deixará de levar muita adrenalina ao traçado do Autódromo de Interlagos.
Pelo ineditismo - serão oito horas de disputas a partir das 16h00 e chegada marcada para a "primeira meia noite" do sábado que terá uma "extra" por conta do término do Horário de Verão no domingo -, a corrida terá um desafio a mais para pilotos e preparadores, que com certeza terão de manter um ritmo bem mais "manso" que aquele das provas de cerca de 40 minutos das rodadas do Paulista.
E foi sobre os desafios adicionais de uma prova longa e de disputar um certame com pouca ou nenhuma divulgação que conversamos com Alexandre Peppe, o "Ale", que contabilizou uma vitória e uma terceira posição na rodada de abertura do "Paulistão 2017" realizada nos dias 28 e 29 de janeiro.
Admitindo jamais ter disputado uma prova de Endurance, Peppe falou sobre os desafios que terá pela frente no final de semana: "Esta será minha primeira participação numa prova de longa duração. No dia 10 fizemos a primeira reunião com o pessoal da equipe Alpie na qual discutimos os detalhes e as estratégias para a corrida. O carro já está com os faróis instalados, e como eu nunca corri à noite, vou ter de aproveitar os dois treinos do sábado à noite para tentar me adaptar à nova situação", ele contou .
Sobre a preparação do carro e a pilotagem, Ale falou: "Temos que deixar o motor um pouco menos no limite, já que há uma grande diferença dos 40 minutos de uma prova regular para as 8 horas dessa corrida. A pilotagem também é diferente, já que vamos ter que conservar o carro na pista e não é só o motor que tem de agüentar, e sim todo o conjunto. Tem freios, pneus e uma porção de outros detalhes numa prova onde não podem haver toques. Nós fazemos uma pilotagem agressiva nas corridas regulares, mas nessa de oito horas isso não faz sentido, já que vencerá quem conseguir conservar melhor o conjunto andando num tempo razoavelmente bom", opinou.
A respeito dos desgastes do conjunto, Peppe disse: "Há quem aposte que os pneus possam aguentar toda a corrida, mas eu acredito que não. Vamos lacrar seis, largaremos com 4 pneus novos e acho que teremos de usar os dois reservas. Mas o que preocupa também é o desgaste das pastilhas de freio. O ideal é que o primeiro jogo dure 4 horas, e nós pretendemos deixar a parada obrigatória de 15 minutos para o mais tarde possível, e daí sim trocar as pastilhas para terminar a prova com o segundo jogo. Se tivermos de trocar pastilhas mais de uma vez, a corrida ficará comprometida, mas pelo sim, pelo não, vamos aproveitar os treinos para 'assentar´ mais de um jogo", ele antecipou.
Falando sobre os faróis instalados nos carros, Alexandre Peppe contou: "O regulamento permite apenas a instalação dos faróis originais, vedando os de Milha. Como a escolha do tipo de lâmpada é livre entre as de Xenon e Super Led, meu carro terá as Super Led instaladas no lugar das setas, e eu acredito que isto que isso e as dez torres de iluminação ao longo da pista sejam suficientes para tirar um pouco do 'breu', mas só saberemos se as lâmpadas adicionais serão suficientes mesmo nos treinos da sexta à noite", falou o piloto, que aponta Wanderson Freitas "um dos melhores pilotos do Brasil" como um dos candidatos a lhe roubar a vitória na disputa.
Concluindo, Peppe respondeu sobre como é participar de uma categoria de automobilismo com pouco apoio e divulgação. "O ano passado foi muito difícil para o Marcas que não tem televisionamento e tem pouca cobertura das provas. Isso dificulta bastante a busca por patrocínios, tanto que quase todos os pilotos colocam dinheiro do bolso para correr ou têm o patrocínio de algum amigo que apóia por amizade, não pelo marketing. É muito difícil de se manter, e é por isso que o nosso grid que já teve 50 hoje é pequeno, sendo um sufoco para conseguir reunir 30 carros", finalizou.
O Speed On Line trará todos os detalhes desde os treinos até o final da prova através do especial acessível a partir do link abaixo. |