Principal
Especiais
Placar Brasil
Papo de Box
Autódromos
Agenda
Galeria
Wallpapers
Fórmula 1
F-Indy
Fórmula 2
Fórmula 3
Fórmula Renault
Brasil
Stock Car
Endurance
Brasileiro de Marcas
Fórmula Truck
Europa
Estados Unidos
Rali
Kart
Placar Brasil
Memórias Velozes
Outros

 
 
 
Trindade e a aventura brasileira em Daytona
Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2017
 
O ano era 1998, quando o paranaense Flávio Trindade se juntou ao carioca André Lara Rezende e aos paulistas Maurizio Sandro Sala e Regis Schuch para pilotar um Porsche da Stuttgart Sportcar Brasil, a primeira equipe 100% verde e amarela a disputar as 24 Horas de Daytona.

Ao contrário dos parceiros, o ex-piloto da Stock Car Trindade jamais havia corrido na pista da Flórida, que o impressionou já na chegada: "Decolamos de Guarulhos, fizemos uma escala em Atlanta e seguimos vôo para Daytona. Já na aproximação para o pouso fiquei observando as gigantescas retas, as arquibancadas para 160 mil pessoas e as curvas super inclinadas, que me impressionaram bastante”, relembra o então administrador do Autódromo de Curitiba.

Mas se o vôo teve céu de brigadeiro, o mesmo não se pode dizer em relação ao Porsche 911 GT2 com evolução 993 que estaria à disposição do “Team Brazil”, que depois de ficar retido por questões burocráticas só chegou à pista quando só restava o último treino e a sessão de classificação. Trindade relembra: “Com problemas alfandegários, o carro ficou retido por dois dias, e só tivemos o último treino e a sessão de classificação para realizar todos os acertos”, ele conta.

O contratempo burocrático, todavia, não impediu o time brasileiro de terminar a classificatória com uma boa terceira marca entre os carros da classe GT2.

O acidente, e poder da improvisação

Até por volta da quinta hora de prova, a estratégia do time brasileiro era seguida à risca, com paradas para reabastecimento, trocas de pneus e pilotos sendo realizadas de hora em hora.

Na “hora cinco”, porém, Schuch escapou da pista e bateu o carro, que ficou com a suspensão dianteira direita totalmente destruída. Um engenheiro da Porsche falou da possibilidade de transporte do carro até os boxes para que tudo pudesse ser guardado, mas não foi o que aconteceu. Trindade conta: “Os mecânicos colocaram o Porsche atrás do pit lane e no escuro e a céu aberto arrumaram a suspensão em cerca de uma hora, mostrando toda a capacidade de improviso que o brasileiro tem em situações de dificuldade", falou.

Coube ao próprio Flávio a pilotagem após a realização da “funilaria de emergência” que deixou atônitos todos aqueles que acompanharam o trabalho, que aplaudiram quando o paranaense retornou à pista.
Flávio narra: “Depois de três voltas, chamei a equipe pelo rádio e disse que estava tudo bem com o carro, e então fui autorizado a arriscar andar o que fosse possível, o que era tudo o que eu queria ouvir àquela altura. a partir daquele momento mandei ver, acelerando até os 300 km/h naquele circuito maravilhoso", contou o paranaense que cumpriu um ´stint´ de três horas de pilotagem durante a madrugada e outro de duas horas seguidas já com o dia claro.

Todo o esforço do time brasileiro resultou numa boa quarta posição entre as equipes da classe GT2, um resultado que até poderia ser diferente segundo Trindade. "Com certeza teríamos disputado a vitória se não houvesse o acidente, mas como dizia Fangio: 'carreras son carreras'". De qualquer forma, a aventura brasileira foi excepcional, e merece destaque na história do automobilismo brasileiro”, finalizou.

Confira também:
Confira a galeria de imagens
Todos os vencedores das 24 Horas de Daytona
Veja as máquinas que fizeram o show na Flórida
24 Horas enterrou a falada chatice das provas de Endurance
Resultado categoria GTD
Resultado categoria PC
Resultado categoria GTLM
Resultado categoria P
Resultado completo da corrida em Daytona
“Dick Vigarista” Taylor venceu a 24 Horas em Daytona
A parcial da 23ª hora
Safety Car na pista no complemento da 22ª hora
As posições na "Hora 22"
As posições na "Hora 21"
A parcial da 20ª hora
Confira as posições na 19ª hora de prova
"Hora 18" foi completada com o Safety Car na pista
Posições na 18ª hora
#10 retomou a liderança na 17ª virada do ponteiro
Carro de Fittipaldi puxa o pelotão em Daytona
16ª hora é completada atrás do Safety Car. Veja as posições
Finalmente a retomada das disputas na 14ª hora
Posições na 13ª hora
Pista encharcada e Safety Car na pista no complemento da "Hora 12"
As posições na metade da prova
#10 na liderança no complemento da 10ª hora
Posições na décima hora
#22 liderava na nona hora
Parcial da nona hora
Intensificação da chuva, e a vice-liderança de Senna na oitava hora
A parcial da oitava hora
As posições na sétima hora
Pista molhada numa sexta hora cheia de ação
As posições na sexta hora
Equilíbrio entre os três primeiros até a 5ª hora
A parcial da quinta hora
Quarta hora teve a quarta intervenção do Safety Car
Veja a parcial da quarta hora
#31 tem problemas, e Fittipaldi assume a liderança em Daytona
Confira as posições na terceira hora
Batida de Scott Pruett provocou a segunda intervenção em Daytona
As posições na segunda hora
Uma intervenção do Safety Car e a liderança do #31 na primeira hora
FoxSports2 transmitirá início e o final da prova
Fittipaldi comentou suas duas vitórias nas 24 Horas
Grid completo, com os tempos
O grid completo da 24 Horas
São seis vitórias verde e amarelas na corrida
Atualização da lista de inscritos
Sala falou sobre sua primeira participação na prova em Daytona
Boesel relembra problemas com tráfego em Daytona
24 Horas abrirá temporada do esporte a motor internacional
Os tempos do último treino na Flórida
Tempos do sexto treino
Tempos do quinto treino
Tempos do quarto treino
Tempos do terceiro treino
Resultado do segundo treino
Resultado do primeiro treino
Os times que participaram dos treinos em Daytona
O especial sobre a corrida
Rodrigo Carelli Marques

anterior Índice de notícias próxima
Enviar Imprimir  



Solfesta - Porque bons negócios dependem de uma viagem bem planejada
Fórmula Alpie

 


© Copyright 1998/2025 Speed On Line. Todos os direitos reservados