|
 |
|
|
 |
|
|
“Regra dos seis minutos” tirou pilotos do #5 do podium |
Domingo, 19 de Junho de 2016 |
|
Uma regra do regulamento que prevê que um carro não pode cruzar a linha de chegada seis minutos após o vencedor de uma classe tirou o trio Anthony Davidson/Sébastien Buemi/Kazuki Nakajima do pódio da classe “LMP1” na 84ª edição da 24 Horas de Le Mans.
O trio liderou praticamente todo o último quarto da disputa no Circuit de La Sarthe, mas Nakajima viu o propulsor de seu Toyota híbrido número 5 “apagar” a uma volta e meia da bandeirada, e, mesmo tendo conseguido arrastar a máquina até os boxes depois de dois novos “apagões” do propulsor, levou mais que o tempo máximo permitido, e, portanto, acabou desclassificado.
Quem agradeceu o azar dos nipônicos foi o pessoal da Porsche, que com o triunfo de Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb numa corrida que até cinco minutos antes da quadriculada parecia perdida acabou assegurando seu segundo topo do pódio consecutivo, e a 18ª vitória de sua história de participações na mítica corrida francesa.
A pane do número 5 foi excelente também para Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima, que com o segundo lugar acabaram evitando um domingo de tragédia completa para a Toyota, tendo beneficiado ainda o brasileiro Lucas Di Grassi e seus companheiros
Loïc Duval e Oliver Jarvis, terceiros colocados a bordo de um Audi R15 que teve uma série de problemas especialmente durante a fase inicial da prova.
Na classe "LMP 2" quem fez a festa foi o brazuca nascido nos Estados Unidos Gustavo Menezes, que junto com o francês Nicolas Lapierre e o monegasco Stéphane Richelmi conduziu o Alpine A460/Nissan número 36 até a vitória.
Na divisão "LMGTE Pro" a Ford marcou seu retorno à prova 50 anos após o primeiro triunfo de um modelo GT 40 com o topo do pódio de Joey Hand/Dirk Muller/Sébastien Bourdais, enquanto William Sweedler/Towsend Bell/Jeffrey Segal levaram seu Ferrari 458 Italia à vitória pela divisão "LMGTE Am".
Finalmente a classe Innovative Car, onde o único inscrito foi o Morgan LMP2/Nissan da SRT41 By OAK Racing pilotado pelos franceses Christophe Tinseau, Jean-Bernard Bouvet e Frédéric Sausset, este último, o primeiro piloto quadriamputado da história a participar da maratona em Le Mans.
Confira também:
Confira a galeria de imagens
Veja o mapa da corrida em Sarthe
Resultado final da "LMGTE Am"
Resultado final da "LMGTE Pro"
Resultado final da "LMP 2"
Resultado final da "LMP 1"
Caiu cerveja na garrafa de saquê
Resultado completo da 84ª edição da 24 Horas
Parcial com 23h30 de prova
Parcial com 23h00 de prova
Parcial com 22h30 de prova
Posições da "LMP1" na 22ª hora
Posições da "LMP2" na 22ª hora
Posições da "LMGTE Pro" na 22ª hora
Posições da "LMGTE Am" na 22ª hora
Parcial da 22ª hora (334 voltas)
Parcial da 21ª hora (334 voltas)
Parcial da 20ª hora (319 voltas)
Posições da "LMGTE Am" na 19ª hora
Posições da "LMGTE Pro" na 19ª hora
Posições da "LMP2" na 19ª hora
Posições da "LMP1" na 19ª hora
Parcial da 19ª hora (300 voltas)
Quantidades de pit stops da "LMP2" (até a 18ª hora)
Quantidades de pit stops da "LMP1" (até a 18ª hora)
Quantidades de pit stops da "LMGTE Pro" (até a 18ª hora)
Quantidades de pit stops da "LMGTE Am" (até a 18ª hora)
Parcial da 18ª hora (284 voltas)
Assista a 24 Horas ao vivo
Parcial da 17ª hora (266 voltas)
Clima esquentou para Trummer em Le Mans
Parcial da 15ª hora (258 voltas)
Trabalho rápido e eficiente na reconstrução de barreiras
Amanhecer com nuvens carregadas sobre o circuito
Parcial da 15ª hora (238 voltas)
Parcial da 14ª hora (223 voltas)
Quantidades de pit stops da "LMGTE Am" (até a 13ª hora)
Quantidades de pit stops da "LMGTE Pro" (até a 13ª hora)
Quantidades de pit stops da "LMP2" (até a 13ª hora)
Quantidades de pit stops da "LMP1" (até a 13ª hora)
Posições da "LMGTE Am" na 13ª hora
Posições da "LMGTE Pro" na 13ª hora
Posições da "LMP2" na 13ª hora
Posições da "LMP1" na 13ª hora
Parcial da 13ª hora (208 voltas)
Parcial da 12ª hora (186 voltas)
Posições da "LMGTE Am" na 11ª hora
Posições da "LMGTE Pro" na 11ª hora
Posições da "LMP2" na 11ª hora
Posições da "LMP1" na 11ª hora
Parcial da 11ª hora (169 voltas)
Safety Car na pista reagrupa o pelotão
Parcial da 10ª hora (156 voltas)
Parcial da 9ª hora (142 voltas)
Reeves agita os bastidores da 24 Horas
Parcial da 8ª hora (127 voltas)
“Koba” voou baixo na sexta hora
Parcial da sétima hora
Parcial com 107 voltas
Parcial com 77 voltas (5 horas de prova)
#89 já jogou a toalha
Parcial com 64 voltas
Piloto quadriamputado já cumpriu seu primeiro "stint"
Dois toyota no comando do pelotão
Posições da "LMGTE Am" na terceira hora
Posições da "LMGTE Pro" na terceira hora
Posições da "LMP2" na terceira hora
Posições da "LMP1" na terceira hora
Parcial da terceira hora
Parcial com 30 voltas
Após 25 minutos
Mal estar tira McNeal da prova
Os tempos do Warm Up
É daqui a pouco
Grid da "LMGTE Am"
Grid da "LMGTE Pro"
Grid da "LMP2"
Grid da "LMP1"
ACO determina mudanças para equilibrar performances na “Pro”
Fox Sports vai mostrar ao vivo partes da corrida
Confira o grid completo para a 24 Horas
Os tempos finais da terceira classificatória
Recomeçou a terceira classificatória
Bandeira vermelha, e última classificatória pode estar encerrada
Terminou o segundo "Qualifying"
Os tempos da segunda classificatória
#2 fecha na frente a primeira hora da classificatória
Chuva pode começar a qualquer momento
Audi volta a ser parceira do ACO
Desmentido boato sobre cancelamento da Parada dos Pilotos
Porsche na pole provisória em Le Mans
Os tempos da primeira classificatória
Piloto quadriamputado disputará a 24 Horas
Sete brazucas vão acelerar na 24 Horas
Brad Pitt dará o “start” da prova do final de semana
Confira a programação completa da 24 Horas
Confira a lista completa de inscritos para a corrida
O especial sobre a corrida |
 |
Jorge Kraucher |
|
|
 |