|
São Pedro pode estar preparando surpresas para os integrantes do "circo" |
|
São Pedro pode estar preparando surpresas para os integrantes do "circo" da Fórmula 1, o que aliás não é novidade em se tratando de Grande Prêmio da Bélgica.
Para os treinos livres que acontecem nesta sexta-feira, a previsão é de chuvas na parte da manhã, quando a temperatura não deverá superar os 19 graus; à tarde o sol deve surgir tímido por entre as nuvens, que já terão despejado toda a cota dágua do dia.
No sábado a temperatura pode subir um pouco, mas a possibilidade de precipitações não está completamente descartada, especialmente para a parte da tarde, quando acontece a sessão classificatória.
Para o dia da corrida a chegada de uma frente fria deve provocar uma queda brusca da temperatura, que não deve ir além dos 14 graus. A chuva deve começar a cair antes do Warm up, e persistir durante a corrida.
Em 98, o caos
Da caixa de surpresas da qual São Pedro tira aquelas reservadas ao "circo" saiu uma verdadeira tempestade na disputa em Spa-Francorchamps travada no dia 30 de agosto de 1998.
O aguaceiro acabou provocando cenas que mais pareciam de filmes de terror, e outras que se assemelharam a películas de comédia.
A parte trágica da corrida ? que felizmente não causou nenhuma vítima ? ficou por conta de um acidente envolvendo o brasileiro Rubens Barrichello e nada menos que outros 13 pilotos já nos primeiros instantes, o que fez com que a primeira largada fosse anulada.
As cenas cômicas ficaram por conta de Michael Schumacher e de Giancarlo Fisichella. O primeiro literalmente atropelou o McLaren de David Coulthard, e depois da barbaridade onde transformou seu Ferrari em tripé ainda quis sair no braço com o escocês, o que foi evitado por Jean Todt, que agiu como um autêntico integrante da "Turma do deixa disso".
Fisichella teve seu Benetton tocado pelo Minardi de Shinji Nakano, acertando o guard-rail com uma precisão que não teria conseguido mesmo que fosse campeão de tiro ao alvo, ou ao "Álvaro", como dizia a canção de Adoniran Barbosa.
Da caótica prova sobrou a lembrança da dobradinha da Jordan conquistada por Damon Hill e Ralf Schumacher, e um resultado do qual constaram apenas oito dos 22 carros que largaram. |
 |
Jorge Kraucher |
|