|
Hamilton venceu o GP da Hungria |
|
Lewis Hamilton converteu em vitória sua terceira largada consecutiva na pole position, vencendo de ponta a ponta o Grande Prêmio da Hungria, resultado que marcou a primeira vitória do inglês na Mercedes. O finlandês Kimi Räikkönen foi o segundo colocado com sua Lotus, e o atual campeão Sebastian Vettel chegou no terceiro lugar com seu Red Bull.
A largada do décimo GP da temporada mostrou os melhores do pelotão mantendo suas colocações, com o pole Lewis Hamilton em primeiro e Sebastian Vettel em segundo, enquanto Felipe Massa, Nico Rosberg e Kimi Raikkönen brigavam pelas posições intermediárias, uma disputa que terminou num toque entre o Mercedes do alemão e o Ferrari do brasileiro, que completou a volta inicial na 5ª posição, duas além daquela que ocupou no grid.
Após a primeira série de paradas Hamilton voltou na segunda posição, atrás do companheiro na Red Bull Mark Webber, que, a exemplo de Jenson Button, atrasou a ida aos boxes.
Após a segunda rodada de pit stops iniciada no 32º giro, Hamilton voltou na quarta posição, mas não teve dificuldades para reassumir o comando do pelotão após as entradas dos rivais nos boxes, uma situação parecida com a que se mostrou depois da terceira rodada de pits, após a qual o britânico voltou atrás de Vettel e Webber, contou com um erro do austaliano para pular para a “P2”, e, na 56ª passagem, com mais uma parada do alemão para reassumiu a ponta de forma definitiva.
Depois de parar, Vettel tinha Raikkönen à sua frente, e por mais que tentasse, não conseguiu superar o finlandês, tendo de se contentar com o terceiro degrau do pódio.
Mark Webber, Fernando Alonso e Romain Grosjean fecharam nesta ordem da quarta à sexta posições. O francês da Lotus recebeu uma punição de 20 segundos em razão de um toque com Button, que fechou a sétima posição, uma à frente da assegurada por Felipe Massa.
Confira abaixo o resultado completo da prova que marcou o encerramento da primeira metade do campeonato, e use o link para ver os números do “circo” que volta à pista em 25 de agosto, com o GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.
Resultado
1) Lewis Hamilton (ING, Mercedes/Mercedes), 70 voltas em 1h42min29s445
2) Kimi Räikkönen (FIN, Lotus/Renault), a 10s938
3) Sebastian Vettel (ALE, Red Bull, Red Bull/Renault), a 12s459
4) Mark Webber (AUS, Red Bull/Renault), a 18s044
5) Fernando Alonso (ESP, Ferrari/Ferrari), a 31s411
6) Romain Grosjean (FRA, Lotus/Renault), a 32s200
7) Jenson Button (ING, McLaren/Mercedes), a 53s800
8) Felipe Massa (BRA, Ferrari/Ferrari), a 56s400
9) Sergio Pérez (MEX, McLaren/Mercedes), a 1 volta
10) Pastor Maldonado (VEN, Williams/Renault), a 1 volta
11) Nico Hülkenberg (ALE, Sauber/Ferrari), a 1 volta
12) Jean-Éric Vergne (FRA, Toro Rosso/Ferrari), a 1 volta
13) Daniel Ricciardo (AUS, Toro Rosso/Ferrari), a 1 volta
14) Giedo van der Garde (HOL, Caterham/Renault), a 2 voltas
15) Charles Pic (FRA, Caterham/Renault), a 2 voltas
16) Jules Bianchi (FRA, Marussia/Cosworth), a 3 voltas
17) Max Chilton (ING, Marussia/Cosworth), a 3 voltas
18) Paul di Resta (ESC, Force India/Mercedes), a 4 voltas
19) Nico Rosberg (ALE, Mercedes/Mercedes), a 6 voltas
NC) Valtteri Bottas (FIN, Williams/Renault), a 28 voltas
NC) Esteban Gutiérrez (MEX, Sauber/Ferrari), a 42 voltas
NC) Adrian Sutil (ALE, Force India/Mercedes), a 51 voltas |
 |
Jorge Kraucher |
|